Quaresma: Tempo de recuperarmos o amor semelhante ao de Jesus

Na semana passada, na quarta-feira de Cinzas, começamos a Quaresma. Não vou escrever nenhuma novidade sobre aquilo que nós já sabemos sobre esse Tempo Litúrgico.

Quaresma é tempo de conversão! Repetimos isso sem cessar todo ano. São 40 dias que vamos aprofundar, refletir e rezar, preparando-nos para a celebração do grande e central mistério da nossa fé: Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como disse, é tempo de conversão. Na verdade, é uma experiência de conversão, um momento de recuperarmos em nossa vida aquilo que foi perdido: a bondade, a amizade, a fé, a solidariedade, o senso de justiça, o respeito pela dignidade do outro, enfim, recuperarmos em nós o amor. O amor doação. O amor livre de preconceitos, de intolerância, de vingança. O amor como o amor de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”

Quaresma é tempo de abrirmos espaço para trazer à tona aquela pessoa que sempre quisemos ser do fundo do nosso coração. As vezes dizemos assim: “Se eu pudesse voltar o tempo e recomeçar minha vida do zero!” Quem nunca disse ou pensou assim? Exatamente isso! O Tempo da Quaresma é essa oportunidade de recomeçar do zero. Deus está inclinado a nos perdoar. Ele nos aceita com sua mansidão e seu amor.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos chama novamente a tratar sobre o tema da fome. Seu lema é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Aproveitemos o tempo da Quaresma para refletir sobre o tema e ver como podemos contribuir.  

Pe. Átila Latini, msc, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói.