Pilar Missão

Movimento Ecumênico e Inter-religioso de Niterói

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

O ecumenismo foi uma das finalidades do Vaticano II e foi expresso no discurso de abertura do Concílio, pelo Papa João XXIII. No Documento de Aparecida, assinado pelos Bispos do Brasil, enfatiza a necessidade do Diálogo ecumênico e inter-religioso (item 227 p. 128): “A compreensão e a prática da eclesiologia de comunhão nos conduzem ao diálogo ecumênico. A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo,  um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: “Que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste” (Jo 17,21).

Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), para o quadriênio 2019 a 2023, o diálogo ecumênico e inter-religioso são incentivados na vivência e formação cristã:

  • Incentivar experiências ecumênicas e tornar a Sagrada Escritura como alma da missão (DGAE 154-155)
  • Ser a voz dos que clamam por vida digna. A comunidade como Casa da Caridade a serviço da vida: terra, trabalho, teto, com iniciativas de diálogo ecumênico (DGAE 184).
  • Favorecer a missão e a comunhão entre as Igrejas, com troca de experiências (DGAE 192).

Grupo ecumênico e de diálogo inter-religioso

Descrição: busca reunir pessoas com sensibilidade ecumênica para serem agentes da unidade junto à comunidade e pastorais da Paróquia, além de estabelecer parcerias com outras igrejas, organismos e iniciativas de cunho ecumênico e inter-religioso, seja no campo formativo, atuação social e celebrativo. Atitudes que devem ser destacadas: diálogo, convivência e cooperação.

Para aprofundar o conhecimento sobre ecumenismo e diálogo inter-religioso, refletir e celebrar a Palavra, o grupo ecumênico realiza reuniões mensais toda terceira quinta-feira do mês, das 19h às 20h30 no Santuário das Almas. Nesta reunião participam apenas os irmãos católicos.

Os membros do grupo integram ainda o Movimento Ecumênico de Niterói,  participando das reuniões mensais que ocorrem toda primeira terça-feira do mês, às 18h30, alternando-se os locais entre as igrejas católica, luterana e anglicana, onde, com orações, cânticos e reflexões bíblicas, são partilhadas experiências e vivências de cada igreja, fundamentadas naquilo que elas tem em comum: A PALAVRA DE DEUS.

Contato: meniteroi@gmail.com

Um pouco da história do Movimento Ecumênico de Niterói e do grupo ecumênico e diálogo inter-religioso da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas:

O diálogo ecumênico na Paróquia teve início em 1995, motivado por frequentes convites da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em Icaraí, na época dirigida pelos Pastores Haroldo e Ivone Reimer, para participação em seus eventos comemorativos, como Dia Mundial de Oração pela Paz, Chá da Páscoa, feijoada, comemoração do Dia de Lutero, reflexão do Advento e Natal, festa junina, e outros. O Vigário do Santuário das Almas, à época, Pe. Sebastião, sugeriu que um grupo de paroquianas comparecesse a um dos eventos, como forma de manifestar o respeito e a solidariedade da comunidade católica. Iniciou-se a partir daí uma boa convivência entre os membros das duas igrejas, que passaram a se reunir e, juntos, organizaram a primeira Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), juntamente com os Metodistas, os Anglicanos e Presbiterianos Unidos.

Aproveitando o entusiasmo de todos pela calorosa fraternidade que se iniciava, todos consideraram que um encontro anual era muito pouco, criou-se então o círculo bíblico ecumênico que passou a reunir-se mensalmente nas igrejas Católica, Luterana e Anglicana. Posteriormente, foi denominado MOVIMENTO ECUMÊNICO DE NITERÓI.

                Além dos encontros regulares as celebrações ecumênicas são momentos importantes e constantes de partilha. Anualmente são realizadas celebrações durante a Semana de Oração pela Unidade Cristã, no Dia Mundial de Oração (primeira sexta-feira de março) e no Advento. Por ocasião da Quaresma, o grupo ecumênico do Santuário das Almas organiza a Via Sacra Ecumênica, celebrada em via pública (Campo de São Bento ou no Pé Pequeno com a comunidade S. José) com a participação dos irmãos e irmãs do Movimento Ecumênico.

O diálogo inter-religioso com outras culturas e religiões teve início em 2010, com várias celebrações na UFF que reunia diferentes denominações. O Movimento também apoiou e esteve presente nas Caminhadas Inter-religiosas na Praia de Icaraí, em defesa da tolerância religiosa, em face da violência contra os irmãos de matriz africana, espíritas e outras denominações.

Seminários e encontros de formação foram realizados nos últimos cinco anos procurando aprofundar temas relacionados ao ecumenismo e o diálogo inter-religioso, assim como estudos bíblicos.

São quase 25 anos de caminhada ecumênica com troca de experiências e vivências entre as igrejas, fundamentadas naquilo que elas têm em comum: A PALAVRA DE DEUS, onde são respeitados os dogmas, crenças e doutrinas de cada Igreja. É a UNIDADE na DIVERSIDADE.

Fé e Cidadania

A Pastoral Fé e Cidadania, nasceu em 1999, após participar ativamente de uma abaixo-assinado, contra a construção de uma garagem subterrânea no Campo de São Bento( um parque centenário de nossa cidade), o que ocasionaria a derrubada de dezenas de árvores, quando o Pe. Paulo Roberto Gomes-MSC estava à frente de nossa Paróquia.
O lema escolhido para direcionar sua missão, ” Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10), é fonte inspiradora para trabalhar na transformação da sociedade, para que, a justiça, a Fraternidade e o Amor aos “lascados” pelo Sistema excludente, sejam sinais visíveis da presença de Deus no meio do povo.
Nesses 21 anos de criação, tivemos intensa atuação não só na política nacional como na municipal, sempre a luz do Evangelho de Cristo.

–Em 1999, fizemos abaixo-assinado contra corrupção eleitoral, que deu origem a LEI 9840 e 2010/2011 abaixo-assinado “Ficha-Limpa”.

–Participamos do Plebiscito contra a venda da Vale do Rio Doce em 2007, assim como também do Plebiscito contra o desarmamento, entre outras atividades.


No âmbito do município a Pastoral Fé e Cidadania, organizou na Paróquia, por 4 eleições consecutivas, encontros com os candidatos a vereadores/ vereadoras, e por duas eleições encontro com candidatos a prefeito/prefeita da cidade. Por anos fizemos acompanhamento a Câmara municipal.Com o objetivo de informar o paroquianos, fizemos palestras sobre a Maioridade Penal, Conselhos Tutelares, palestras sobre meio ambiente, Constituição Federal. Nossa última palestra foi com o teólogo Cesar Kusma, sobre o Sínodo da Amazônia.
Já há alguns anos confeccionamos, em janeiro, boletins sobre a Campanha da Fraternidade, como também palestras sobre o tema.


A PASTORAL RECEBEU DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DE NITERÓI, NO ANO DE 2005, O PRÊMIO ALUÍSIO PALHANO, POR SUA PARTICIPAÇÃO DE CIDADANIA NA CIDADE. EM MARÇO DE 2015, RECEBEU UMA MOÇÃO DE APLAUSO DA ALERJ, PELO SEU TRABALHO EM PROL DA CIDADANIA E DA FÉ.

EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo

O EAC
O encontro de adolescentes com Cristo (EAC) é um movimento que tem como principal objetivo a imersão ou potencialização de adolescentes de 13 a 16 anos na vida cristã, realizando essa função de maneira mais atual e dinâmica.


OBJETIVOS
Além disso, o EAC promove outros objetivos a serem alcançados, como por exemplo:
1- Ser um importante agente nessa fase primordial da vida, dando ao adolescente a oportunidade de aproximar desconhecidos, criar laços de amizade e fortificar a fraternidade cristã.
2- Aumentar a participação e o engajamento nas propostas e na vida paroquial, visando assim, uma igreja cada vez mais renovada.
3- Fazer a ligação dos adolescentes mais velhos (acima de 17 anos) para outras pastorais, como a PJ e o MEJ.


O ENCONTRO
O EAC é realizado uma vez por ano, durante um final de semana. Nesses dias, o adolescente vivencia diversas experiências, como atividades práticas, momentos de reflexão e diversão, autoconhecimento e o mais importante, o encontro com Cristo.


DEPOIMENTOS DE ADOLESCENTES QUE PARTICIPARAM DO EAC
“O EAC significa muito pra mim. São 6 anos de história e me sinto muito mais integrada à comunidade.” (Hanna Lomba – círculo azul 2014)


“Foi uma experiência de vida. Gostei muito e me aproximou bastante da igreja.” (Pedro Victor – círculo amarelo 2018)


“O EAC foi a melhor experiência da minha vida. Sou muito grata pelo encontro e pelas amizades que fiz.” (Laura Tito – círculo amarelo 2015)


“Um momento muito marcante, onde eu encontrei uma parte em mim muito especial.” (Maria Fernanda – círculo azul 2019)


“Além de ter conhecido dezenas de pessoas incríveis, pude me reconectar à Cristo.” (Victoria Reis – círculo amarelo 2015)

CONTATO
E-mail: eac.santuario@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/groups/eacsantuario/
Instagram: @eacsantu

Pastoral do Dízimo

Dízimo, expressão forte de Comunidade

À medida que tomamos consciência de que somos Igreja, que professamos a mesma fé em Jesus Cristo; à medida que queremos permanecer unidos a Jesus pelo amor fraterno, vamos nos sentindo responsáveis uns pelos outros. Esta corresponsabilidade nos torna cada vez mais irmãos, mais comungantes na vontade do Espírito Santo.

Ao reconhecermos esta condição de unidade, devemos reconhecer também que o dízimo está intimamente ligado a este compromisso, e que por ele expressamos concretamente nossa preocupação com o irmão mais necessitado. É constatar a presença de Jesus, é acariciá-Io naquele que carece mais. Contribuir com o dízimo como expressão de comunhão fraterna significa crer que tudo estamos recebendo de Deus. É na comunidade que encontramos Deus e o vivemos.

O objetivo da comunidade deve ser sempre a total realização do ser humano. Sua realização espiritual, a salvação, e sua realização material, a alegria já nesta vida dos filhos de Deus que experimentam o sabor da eternidade. Quando eu participo desta realização com meu dizimo, estou sendo agente de salvação.

Estas considerações nos mostram como o dízimo assume uma dimensão privilegiada nos nossos compromissos financeiros. Trata-se de reconhecer o senhorio de Deus, dando-lhe parte daquilo tudo que Ele mesmo nos deu.

Como eu me desperto para ser dizimista? Conhecendo minha comunidade. Como membro do corpo, sinto suas reais necessidades. Como responsável pelo bem deste corpo, contribuo para que ele se sinta bem.
É neste contexto que o dízimo se torne oferta gratificante.
(Fonte: Extrato do Livro “Dízimo, um compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja, com os pobres…”, de Padre Paulo Roberto Gomes, MSC).

A Pastoral do Dízimo agradece a fidelidade dos dizimistas cadastrados. E se você ainda não é um dizimista, procure a Pastoral nos plantões antes e após as missas e inscreva-se. Seja você também um dizimista!

Nossas reuniões ocorrem toda 2ª quinta-feira de cada mês.
Mais informações, por favor, entre em contato com dizimosantuario@yahoo.com.br.

PASCOM – Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom) se insere na vida da igreja para dar maior comunicação às outras pastorais e à comunidade.

Nossos objetivos, dentre outros, são:

 – Provocar a comunicação interna, aprimorando os canais de relacionamento entre as pastorais;
 – Estabelecer a comunicação externa, entre a igreja e suas pastorais com a comunidade em geral;
 – Fazer com que a igreja seja notícia, divulgando de forma abrangente suas obras, realizações, diretrizes, etc.

A Pascom é responsável pelo Boletim Informativo semanal, pelo site da Paróquia e pelas redes sociais – Youtube, Facebook, Instagram –, e um canal exclusivo no WhatsApp, além de estar sempre envolvida em quaisquer assuntos relacionados à comunicação no Santuário e nos eventos. Por isso, precisamos estar sempre por dentro do que ocorre nas pastorais, só assim poderemos tornar o informativo, as redes sociais e o site cada vez mais dinâmicos. Essa integração é fundamental para que a Pascom consiga realizar a sua missão.

Sempre que quiserem divulgar algo ou que algum evento for ocorrer na sua pastoral, por favor, nos envie fotos e informações. Vamos curtir saber de tudo e publicar em nossos meios de comunicação.

O nosso contato é através do e-mail pascomsantu@yahoo.com.br, pelo WhatsApp 99666-7787 e nas redes sociais: Youtube: Santuário das Almas Niterói ; Facebook: Santuário das Almas ; e Instagram: santuariodasalmasniterói .

MEBE – Ministros Extraordinários de Bênçãos

Após o Concílio Vaticano II (1963/1965 – João XXIII/ Paulo VI), os fiéis leigos passam a ser convidados a participar mais ativamente da vida da Igreja. Em 1984, o Papa João Paulo II aprovou e mandou publicar o “Ritual de Bênçãos por ministros leigos” e, em 1989, fica aprovada a sua tradução portuguesa que, desde então, vem sendo usada no Brasil por orientação da CNBB. Aqui em Niterói, formaram-se as primeiras equipes paroquiais e arquidiocesana, em 1997; para dinamizar tal ministério e formar os ministros extraordinários de bênçãos (MEBEs), os fiéis católicos são escolhidos por cada pároco. Após o período de formação, há a investidura dos ministros geralmente feita durante uma missa presidida pelo arcebispo ou pelo vigário episcopal. Os fiéis investidos realizam seu trabalho não só nas paróquias, mas onde são chamados, suprindo a carência da presença de sacerdotes na ação pastoral mais abrangente, atendem a todos os chamados, exceto aqueles que são pertinentes ao clero, como ministrar sacramentos, benzer a água e objetos de devoção religiosa.

BÊNÇÃO: É o voto de felicidade e proteção divina formulado em favor de alguém; é uma graça concedida por Deus. Jesus veio para que a bênção da vida plena fosse para todos, indistintamente. BENDIZER É ABENÇOAR: dizer palavras positivas, de esperança, proferir as boas notícias do Evangelho.

SER MEBE: É antes de tudo colocar-se a serviço de Deus e, por Ele, dos irmãos. É caminho de santidade na vida de todos os que foram vocacionados a este serviço. O MEBE tem o singular papel de levar ao mundo, como leigos e leigas, a bênção do próprio Deus, contribuindo para o trabalho evangelizador.

QUEM PODE RECEBER A BÊNÇAO? Realizamos bênçãos de casas/apartamentos, comércio, carros, animais, famílias, gestantes, grupos de oração, enfermos, e outros mais que sejam solicitados.     

COMO SOLICITAR A BÊNÇÃO? Preenchendo uma ficha na secretaria que será entregue a um MEBE e este entrará em contato para agendar a bênção.

Leigos da Família Chevalier

A CAMINHADA DOS LEIGOS DA FAMÍLIA CHEVALIER NA PARÓQUIA

Os Leigos da Família Chevalier (LFC) buscam experimentar a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus conforme o carisma do fundador da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, Pe. Júlio Chevalier.

O cristão engajado muitas vezes não compreende o que significa VIVER uma espiritualidade. Ao ser convidado a conhecer os Leigos da Família Chevalier perguntam: O QUE É PARA FAZER?

Assim, muitas pessoas perdem a riqueza desta oportunidade de aproximação de viver e conhecer mais a espiritualidade do Sagrado Coração, como remédio para os males do nosso tempo, porque esperam que, de pronto, deles seja exigido uma obra.

É preciso que a pergunta seja: O QUE SE VIVE? E a partir do entendimento que o Coração de Jesus tem a cura para os males do mundo, testemunhar este amor.

Aqui na nossa paróquia existem dois grupos que buscam crescer nesta espiritualidade do Coração: a comunidade Júlio Chevalier, orientada espiritualmente pelo vigário Pe. Luiz Otávio e a comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Os Leigos da Família Chevalier na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas – Niterói

Em 1992, um grupo de paroquianos foi convidado pelo Pe. Antônio Revers, msc, a formar uma Fraternidade inspirada na espiritualidade do Sagrado Coração e no carisma do Pe. Júlio Chevalier.  Foi chamada comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração. Assim, teve início a caminhada de Leigos Missionários do Sagrado Coração (LMSC) na paróquia, como eram conhecidos na época. Cada membro deveria ser, em qualquer situação, mensageiro de esperança, alegria e agir como fermento no ambiente em que vive, mediante a realização do amor fraterno.

No ano de 2007 uma nova comunidade iniciava no Santuário das Almas. Convidadas pelo Pe. Paulo Roberto Gomes, a comunidade Júlio Chevalier reuniu um grupo de paroquianas que atuavam em diferentes pastorais, a formarem uma comunidade disposta a viver a espiritualidade e o carisma dos Missionários do Sagrado Coração, como leigas. Mais tarde, novos membros se juntaram ao grupo.

Como missionários, procuramos mostrar pelo testemunho de vida e serviço, o amor misericordioso e terno de Deus na família, no trabalho, na sociedade e em qualquer lugar que estejamos. Na comunidade paroquial estamos presentes em diferentes pastorais e serviços: Acolhida, Missa da Ressurreição, Campanha das Almas, Catequese, Cantina, Mesc, Mebe, Círculo Bíblico, Conselho Pastoral, Conselho Administrativo, Liturgia, Música e Encontro Matrimonial.

Como projetos de Missão, já participamos de visitas nas comunidades de Joaíma (MG), Água Doce do Norte (ES) e São Geraldo (MG), partilhando o amor de Jesus com novos irmãos e irmãs.

O objetivo do(a) Leigo(a) da Família Chevalier é viver uma fé profunda no amor misericordioso do Coração de Jesus, comprometido com a vida, na transformação deste mundo, atribuindo-lhe um sentido. Precisamos descobrir o “PARA QUE” fomos criados e chamados.

Nosso lema: FAZER AMADO O CORAÇÃO DE JESUS POR TODA PARTE.

MEJ – Movimento Eucarístico Jovem

O  MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) é um movimento internacional de jovens da primeira eucaristia até os 25 anos que está presente em mais de 50 países. Ramificação jovem do Apostolado da Oração, tem como objetivo ensinar a juventude a viver ao estilo de vida de Jesus através dos seguintes pilares: Eucaristia, Evangelho e Missão. Sua espiritualidade está centrada na Eucaristia, viver da Eucaristia, Sacramento do Amor, é estar de coração aberto a tudo e a todos.

Os encontros acontecem às sextas-feiras,  das 19h30 às 21h. 

Caso possua  interesse em  mais informações, favor entrar em contato com um dos representantes do movimento através do Instagram @mej_santu

Pastoral da Criação

Nosso objetivo é abordar temas relacionados aos seres vivos, principalmente animais não humanos e questões ambientais que interferem direta ou indiretamente no equilíbrio ambiental e na preservação da vida dos seres vivos.

Nossas reuniões são às 3ªs quintas-feiras de cada mês.

Também temos como ação permanente a separação de tampinhas em colaboração com a RioEcoPets, no 1º sábado de cada mês, além da preparação da Benção dos Animais, realizada no dia de São Francisco de Assis.

Caso possua  interesse em  mais informações, favor entrar em contato com um dos representantes da pastoral através do Instagram @pastoraldacriacaosantu

Pastoral do Empreendedor

A Pastoral do Empreendedor surgiu das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja 2015-2019, 53a. Assembleia Geral da CNBB. Este documento incentiva a presença pastoral junto aos empresários, aos políticos, aos formadores de opinião no mundo do trabalho, dirigentes sindicais e comunitários, disponibilizando e formando pessoas que se dediquem a ser presença significativa nestes meios.

A missão da Pastoral do Empreendedor é cuidar pastoralmente dos empreendedores. A pastoral é um lugar de acolhida e vivência da palavra de Deus, com linguagem e dinâmica própria do mundo do empreendedorismo.

Os objetivos da Pastoral do Empreendedor são:

·         Fomentar a vivência da fé cristã católica na vida do empreendedor e em seus empreendimentos;

·         Proporcionar aos empreendedores um ambiente favorável e fecundo ao seu desenvolvimento espiritual;

·         Estimular a reflexão e a partilha sobre a palavra de Deus e a ética cristã;

·         Conscientizar os empreendedores de que o empreendedorismo e cristianismo podem caminhar juntos.

Os principais pilares são:

·         Cuidar pastoralmente do Empreendedor;

·         Fazer crescer a espiritualidade do empreendedor em um ambiente de fé;

·         Conhecer o Magistério da Igreja Católica sobre empreendedorismo, que está condensado na Doutrina Social da Igreja;

·         Formar uma família de empreendedores na Igreja Local;

·         Fomentar o empreendedorismo local.

Os valores da Pastoral do Empreendedor são: Gratidão a Deus, aos predecessores e à comunidade, Fé, Comunhão, Humildade, Gratuidade no servir, Compaixão, Respeito à dignidade humana, Cuidado com o empreendedor.

Oficina de Música

A Oficina de música é um instrumento motivador e facilitador para as pessoas que se dispõem a servir a Igreja por meio da música. É um  Movimento organizado e comunitário com Formação Musical, instrumental e ensaios para Canto Coral.

Missa da Oficina: Todo 3º sábado do mês, às 19h.

Reunião: Terça-feira, às 18h30

Visite nosso site: www.oficinademusica.org