Semana Santa: o que e em que precisamos ressurgir

A Semana Santa já está se aproximando e nela vamos celebrar o centro e a razão de nossa fé.

Todos os anos somos convidados nessa semana a reviver os mistérios mais importantes da nossa fé, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O centro dessa semana é a Páscoa. Diz São Paulo que se Jesus não tivesse ressuscitado, a nossa fé seria vazia. Por isso a PÁSCOA, festa em que celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, ser o grande dia da Igreja.

Revivemos ensinamentos fundamentais da nossa fé cristã: A Ceia de Jesus com os discípulos, onde nos dá o pão e o vinho como seu Corpo e Sangue e também o mandamento do amor com o gesto do lava-pés, a entrega total na cruz nos ensinando que não existe maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus irmãos e amigos. Assim sendo, a Semana Santa deve ser para nós, cristãos, um momento de buscarmos novas energias para sairmos de uma fé, com tendência a ser individualista, para uma vivência de doação. Uma revitalização que nos ajude a um comprometimento maior com a nossa comunidade, nos esforçando para assumir algum trabalho na Igreja, nos diversos grupos ou pastorais ajudando-a a crescer em número e em vivência. O ponto central da Semana Santa é chamado de Tríduo Pascal. É a Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado da Vigília Pascal.

Na Quinta-feira Santa, revivemos e celebramos o encontro de Jesus com os discípulos, ao redor da mesa, para celebrarem a PÁSCOA dos Judeus. Nesta ceia Jesus nos dá o Pão e o Vinho como seu Corpo e Sangue e sela com a humanidade uma Aliança definitiva. Nesta Ceia também Jesus nos mostra o que é amar através do lava-pés. Amar é servir, é lavar os pés uns dos outros.

Na Sexta-feira da Paixão, revivemos e celebramos o sofrimento de Jesus e sua morte. Jesus sofre por uma grande causa que é conquistar a vida plena para todos nós. Por isso mesmo o sofrimento só pode ser considerado como algo de Deus e só tem sentido quando for por uma grande causa, se for por mais vida. No Sábado Santo e Domingo da Páscoa, celebramos a vitória da Vida sobre a morte. Jesus Cristo ressurge e está no meio de nós. Na morte e Ressurreição de Jesus Cristo, cada homem e cada mulher conquistam plenamente a vida. A Ressurreição de Jesus Cristo é a palavra final de Deus contra a morte. Assim sendo, toda situação de morte deve ser transformada em vida. Na Páscoa, é preciso que nos perguntemos: o que, na nossa vida, precisa ser recuperado, revivido, ressurgido? A morte pode estar presente em pequenas atitudes que precisam ser convertidas em vida. É urgente que aconteça uma ressurreição que supere todas as marcas de morte. Na família, na Igreja, na convivência com as pessoas, no trabalho, etc. Estamos vivendo em um mundo, especialmente num país, marcado pela morte que se manifesta de várias maneiras. Morte da fome, da doença, do desemprego, da falta de respeito, do preconceito, da violência, da corrupção, da agressão à natureza e à vida. A Páscoa se faz urgente agora. Quero convidar a todos vocês a participar ativamente da Semana Santa em nossa Paróquia. Que possamos fazer uma Páscoa de Ressurreição.

Pe. Átila Latini, msc, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói.