Nossa Senhora do Sagrado Coração: nos ensine a ter um coração como o de Jesus

Neste mês de maio, mais exatamente nos dias 27 e 28 vamos celebrar e festejar a nossa Padroeira, Nossa Senhora do Sagrado Coração. Vamos festejar com um tríduo, coroações e festa. Maio é um mês tradicionalmente dedicado às mulheres, às noivas, às mães e a Mãe de todos nós, Maria. Em nossa Paróquia Ela está associada ao Coração de seu Filho Jesus Cristo. Maria é aquela que está intimamente ligada a Jesus, é aquela que conhece profundamente o Coração de Jesus, ela é a Mãe que conhece o Filho, os pensamentos do Filho, os sentimentos do Coração do Filho. Como se diz, a mãe conhece bem o coração do filho e então, por isso, nós pedimos a nossa Mãe Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração, que nos ensine a ter um coração como o de Jesus.

A imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração nos mostra Maria tocando com a mão direita o Coração do Filho, e apresenta o Menino Jesus apontando para a mãe, como a nos dizer com este gesto: “As graças que vocês querem receber do meu Coração, devem passar pelas mãos de minha mãe”. Além disso, Maria é aquela que melhor soube ouvir a Palavra de Deus e a colocá-la em prática. Maria é aquela que aponta sempre para seu Filho Jesus. É ela que nos diz nas bodas de Caná: “Façam tudo o que ele disser” (Jo 2,5).

O fundador de nossa Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, Pe. Chevalier, dizia sobre Maria: “Ela foi abençoada, entre todas as mulheres, pelo Coração de um Deus que ama. Ela é a mãe de todos nós com o único desejo: o de conduzir todos ao Coração de seu divino filho. E ainda porque ela permanece como nossa advogada junto ao Coração de um Filho que ama.”

Como Paróquia que tem a espiritualidade do carisma dos MSC, convido a todos a se alegrarem e festejarem a nossa Padroeira.

Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus!

Fonte: Pe. Átila Latini msc, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói