Sacramentos

Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, Catecumenato, Casamento e Confissão

Batismo

As inscrições para o Batismo serão feitas pela Pastoral do Batismo às segundas-feiras, das 18h às 20h.

Orientações gerais: No ato da inscrição, o responsável pela criança (pai, mãe ou quem detiver a guarda legal) deverá apresentar APENAS a cópia da certidão de nascimento da criança, da identidade dos padrinhos e comprovante de Crisma. Os padrinhos devem ser católicos e pelo menos um crismado. Crianças de outras comunidades, trazer documento de transferência da Paróquia mais próxima de sua residência.

A inscrição só será efetivada com a entrega da cópia dos referidos documentos. Crianças de outras comunidades, trazer documento de transferência da Paróquia mais próxima de sua residência.

A reunião de Pais e Padrinhos, OBRIGATÓRIA, será sempre na quinta-feira que antecede a celebração do Batismo, às 19h. SE POSSÉVEL, não trazer crianças para a reunião.

No mês de janeiro não há celebração do batismo.

OBSERVAÇÃO: As inscrições só serão feitas com os documentos acima pedidos.

No caso de Batismo para jovens ou adultos a preparação é feita através do Catecumenato onde a pessoa irá se preparar para receber os três sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Veja mais informações no tópico Catecumenato desta página.

CALENDÁRIO 2024

MêsTérmino das inscriçõesReunião de pais e padrinhos, quinta-feira, às 19hBatismo, sábado, às 09h
FEV19/0222/0224/02
MAR11/0321/0323/03
ABR15/0425/0427/04
MAI06/0516/0518/05
JUN17/0627/0629/06
JUL15/0725/0727/07
AGO19/0829/0831/08
SET16/0926/0928/09
OUT14/1024/1026/10
NOV18/1128/1130/11
DEZ09/1219/1221/12

Primeira Eucaristia

As inscrições para a Catequese Infantil e Catequese da Amizade são feitas presencialmente, mas como ainda estamos em estado de pandemia, solicita-se ligar para a secretaria da paróquia para mais informações. A idade mínima é de 8 anos.

No caso de Eucaristia para jovens ou adultos a preparação é feita através do Catecumenato onde a pessoa irá se preparar para receber os três sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Veja mais informações no tópico Catecumenato desta página.

Crisma

A preparação para Crisma é feita em encontros semanais que ocorrem na Igreja pelo tempo aproximado de um ano.

As inscrições são feitas no início do ano, após o Carnaval. A Crisma é celebrada no Tempo Pascal do ano seguinte ao início dos encontros. Como ainda estamos em estado de pandemia, solicita-se ligar para a secretaria da paróquia para mais informações.

Para se inscrever é necessário:

  1. Ter a idade mínima de 14 anos. Não há idade máxima.
  2. Já ter sido batizado na Igreja Católica ou em uma outra igreja cujo Batismo seja reconhecido pela Igreja Católica.
  3. Já ter feito a Primeira Eucaristia.

Documentação necessária para a inscrição:

  1. Xerox da identidade ou certidão de nascimento.
  2. Xerox do certificado ou lembrança do Batismo.
  3. Xerox do certificado ou lembrança da Primeira Eucaristia.

O crismando deve escolher alguém próximo a ele para ser seu padrinho ou sua madrinha de Crisma. Essa pessoa dever ser um cristão católico que vive a sua fé de forma explícita e deve já ter sido crismado(a).

Catecumenato

No Catecumenato jovens e adultos se preparam para receber os três sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma, ou os que já foram batizados, se preparam para receber os sacramentos da Eucaristia e Crisma.

A preparação é feita em encontros semanais que ocorrem na Igreja pelo tempo aproximado de um ano.

As inscrições são feitas no início do ano, após o Carnaval. Os sacramentos do Batismo e da Eucaristia são realizados no ano seguinte ao início dos encontros. Normalmente, o Batismo e a Eucaristia são celebrados na Vigília Pascal, e a Crisma é celebrada no Tempo Pascal. Como ainda estamos em estado de pandemia, solicita-se ligar para a secretaria da paróquia para mais informações.

Para se inscrever é necessário:

  1. Ter a idade mínima de 14 anos. Não há idade máxima.
  2. Para os que já foram batizados, o Batismo deve ter sido realizado na Igreja Católica ou em uma outra igreja cujo Batismo seja reconhecido pela Igreja Católica.

Documentação necessária para a inscrição:

  1. Xerox da identidade ou certidão de nascimento.
  2. Para os que já foram batizados, xerox do certificado ou lembrança do Batismo.

O catecúmeno deve escolher um casal católico, que ele tenha afinidade, para serem seus padrinhos de Batimos. Os padrinhos já devem ter sido crismados.

O catecúmeno também deve escolher alguém próximo a ele para ser seu padrinho ou sua madrinha de Crisma. Essa pessoa dever ser um cristão católico que vive a sua fé de forma explícita e já deve ter sido crismado(a).

Casamento

Normas para marcação de casamento

Para marcar o casamento, o casal deve se dirigir à Paróquia, no mínimo, 6 meses antes da data pretendida, mas como ainda estamos em estado de pandemia, solicita-se ligar para a secretaria da paróquia para mais informações.

  1. Primeiro, será realizada uma entrevista. Só então poderá ser marcada a data da celebração que deverá ser confirmada 30 dias após a entrevista, mediante o pagamento de 20% do valor da taxa cobrada, não sendo o mesmo devolvido em caso de desistência. NÃO É PERMITIDA A RESERVA PRÉVIA DE DATA.

2. Os casamentos poderão ser realizados às sextas e sábados, em horários que dependerão da agenda da Paróquia. Os noivos, pais e padrinhos deverão comparecer no horário marcado, a fim de evitar transtornos, e por consideração aos convidados e ao Pároco.

3. A ornamentação da Igreja poderá ser feita por empresas ou pessoas à escolha dos noivos, limitando-se a conclusão do trabalho até três horas antes da cerimônia. Em nenhuma hipótese será permitido danificar as paredes e bancos da igreja, nem colar cartazes.

4. A Paróquia oferece a sua aparelhagem de som para ser utilizada durante a cerimônia. A pessoa responsável pela música deverá comparecer à Paróquia, na semana que antecede à celebração, durante o horário comercial, para conhecer a sua realidade e receber a orientação necessária para a utilização da referida aparelhagem. Somente poderão ser tocadas na cerimônia músicas religiosas, não sendo permitidas músicas populares, mesmo que somente instrumentais.

5. Os profissionais e/ou familiares, encarregados de fotografar e filmar a cerimônia, deverão atuar de maneira discreta para não interferir na celebração.

6. A documentação abaixo relacionada é indispensável para a realização do casamento religioso e deverá ser entregue na Secretaria da Paróquia até 75 dias antes da data do casamento:

a) Xerox da Identidade dos noivos

b) Xerox da Certidão de nascimento dos noivos

c) Xerox do comprovante de residência dos noivos

d) Certidão de Batismo dos noivos atualizada (emitida a menos de seis meses)

e) Certificado de conclusão da preparação emitido pela equipe da Pastoral dos Noivos

7. Taxas cobradas: Consultar na secretaria pelo email santuario.secretaria@gmail.com ou pelo telefone 2719-4393.

Confissões

O horário para confissão deve ser consultado na Secretaria da Paróquia pelo telefone 2719-4393.