Ser igreja é o mesmo que estar na igreja?

Há algo que chama a nossa atenção: faltam cinco minutos para começar a Missa e o povo está chegando. A Missa começa e a igreja ainda está com muitos lugares vagos nos bancos. A Missa segue em frente e lá pela segunda leitura ou até mesmo no momento da proclamação do Evangelho ainda tem gente chegando à igreja. Afinal de contas, alguém pode perguntar: “Até que momento a gente pode chegar depois que a Missa já começou? Até a hora do Evangelho?”. Antigamente se dizia que, se uma pessoa chegasse até o momento da proclamação (leitura) do Evangelho, podia “assistir” ao resto da missa valendo como cumprimento do preceito.

Penso que hoje já não existe ninguém que pense dessa maneira, pois já caminhamos muito na direção de perceber como a Missa é importante no seu conjunto e não somente nos seus momentos. Assim sendo, o momento da Missa chamado Liturgia da Palavra é quando ouvimos a Palavra de Deus e procuramos descobrir o que Deus quer nos ensinar para nossa vida hoje. Da mesma maneira que comungamos do Corpo de Cristo na comunhão e nos alimentamos, renovando nossas forças para a vida do dia a dia, assim também a Palavra de Deus nos alimenta para vivermos de acordo com a sua vontade. Deste modo, nos alimentamos, na Missa, do Pão da Palavra e do Pão Eucarístico. Assim nos diz o Novo Testamento: “A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12), “tem o poder de edificar e de vos dar a herança entre todos os santificados” (At 20,32/ 1 Ts 2,13).

Na Missa, ouvindo a Palavra e a reflexão (sermão, homilia) do Padre vamos olhando a nossa vida e iluminando-a com a Palavra de Deus. É a Palavra de Deus saindo do livro e dos nossos ouvidos e se tornando vida na nossa vida.

A Palavra de Deus é como um facho de luz que ilumina nossa vida, especialmente, aqueles espaços da nossa vida que estão meio sombrios. Onde há pouca iluminação não se enxerga direito. A Palavra de Deus nos ajuda a ver a vida, os acontecimentos, os fatos com mais clareza para compreendê-los e interpretá-los, segundo o Plano de Deus e seu projeto de vida plena para todos.

Pe. Átila Latini, msc, pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói.