Tempo Comum

Retornamos agora, junho de 2024, para o tempo comum, onde celebramos a missão da Igreja em anunciar o Reino de Deus. Temos que viver o Reino de Deus aqui na terra para contemplá-lo de maneira definitiva no céu. O final do tempo comum ocorre com a solenidade de Cristo Rei que é podemos dizer o “cume” do Tempo Comum, quando Jesus entra em Jerusalém. Algumas celebrações e solenidades importantes acontecem ao longo do tempo comum e marcam a vida da Igreja. Como por exemplo: Santíssima Trindade, Sagrado Coração de Jesus e Corpus Christi. No mês de agosto celebramos o mês vocacional, em setembro o mês da bíblia, e em outubro o mês missionário e do rosário, recordamos que cada batizado é chamado por Deus a construir o Reino de Deus aqui na terra e chamado para uma vocação especifica e ajudar a sua comunidade a crescer no discipulado de Jesus. Durante o tempo comum, Jesus nos envia em missão para anunciar o Reino de Deus, do mesmo modo que Ele enviou os apóstolos. Somos chamados a conduzir ao batismo aqueles que ainda não são batizados, a anunciar entre os vizinhos e os amigos a Palavra de Deus. Somos chamados a ser Sal na terra e luz no mundo e iluminar a vida daqueles que andam nas trevas. Ao final de cada Missa quando o padre diz: “Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe”, termina a missa e inicia a nossa missão de edificar o Reino de Deus aqui na terra, que é o que celebramos ao longo do tempo comum. O tempo comum nos ajuda a ter um senso de comunidade, ou seja, ninguém constrói o Reino de Deus sozinho, mas com a ajuda do próximo.
Celebremos o mistério da palavra de Deus encarnada ao longo desse tempo comum e peçamos que Deus nos guie na missão de discípulos e missionários de Jesus. Amém.
Fonte: Adaptado de texto da CNBB