Natal de verdade

A cada ano que passa parece que se começa a falar de Natal cada vez mais cedo. Antes de terminar o mês de outubro, já aparece Papai Noel na televisão abrindo a temporada de compras de Natal. É o “bom velhinho” fazendo a gente pensar que ter um bom Natal, um Natal feliz é poder gastar muito e comprar muitas coisas. É a ilusão de que se podemos ter muitas coisas, somos mais felizes.

Tudo isso tão diferente do Natal de verdade! Natal de verdade é aquele que coloca o Menino Jesus como o centro da festa. Natal de verdade é aquele que nos aproxima das pessoas, nos fazendo esquecer as mágoas, os ressentimentos, os rancores. Natal de verdade é quando nos damos conta que, em Jesus, todos nos tornamos irmãos e irmãs, independente da raça, da cor da pele, do sexo, da cultura, da ideologia, da religião, etc. É um Natal em que não é necessário gastar muito, somente o necessário para demonstrar nosso amor e carinho por aqueles que amamos e especialmente com aqueles que são mais carentes, menos favorecidos que nós.

Na Missa da noite de Natal, no dia 24 de dezembro, será proclamado um trecho do Evangelho de Lucas que nos diz assim: “O anjo disse aos pastores: Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria que o será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor”.

A festa do Natal nos traz a alegria de sabermos que Deus nos ama e quis morar no nosso meio, quis ser como um de nós, quis caminhar conosco. Saber que nosso Deus é tão próximo nos dá ânimo e coragem para viver e caminhar nesta vida. Diz o anjo: “Não tenhais medo!”. Viver sem medo, pois nasceu para nós um Salvador.

Jesus Cristo é aquele que nos humaniza, nos inspira e nos faz viver com mais consciência da nossa humanidade. Quantas situações de desumanidade vivemos hoje em nossa sociedade? Nosso Deus, ao se encarnar, sendo como um de nós, assumiu e valorizou o ser humano. Tudo aquilo que desumaniza o homem e a mulher é o “anti-Natal”. Como será que vamos viver e celebrar este Natal?

Desejo a todos, em nome dos MSC desta Paróquia, Pe. Joaquim e o Diácono Tiago, um Natal feliz, humano, alegre e fraterno.

Fonte: Padre Átila Latini Ribeiro (MSC), pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, Santuário das Almas Niterói.