E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom (Gn 1, 31)

Com essa bela conclusão, assim termina um trecho do livro do Gênesis que narra a obra da criação. Quando abrimos a Bíblia, o primeiro livro que encontramos é o livro de Gênesis. Esse livro do Antigo Testamento fala, como o próprio nome já sugere, das origens. A palavra Gênesis é uma palavra grega e quer dizer: origem, criação, formação, geração…. E daí também vêm as palavras: genealogia, genético, biogênese etc… É exatamente o assunto deste livro. Ele fala das origens do mundo, dos astros, da natureza, do homem e da mulher, do mal e do pecado, do povo de Deus etc…

Toda a criação, inclusive do homem e da mulher, é obra de Deus. Tudo foi criado por Deus. Deus fez tudo com “capricho” e na criação do homem e da mulher Ele fez sua obra prima, ou seja, os criou à sua imagem e semelhança. Somos semelhantes a Deus, não na aparência, mas sim no SER. Somos semelhantes na capacidade de amar desinteressadamente, amar com amor gratuito. Somos semelhantes na capacidade de sonhar, de nos inspirar, de criar. Somos capazes de perdoar, de ter compaixão e de renunciar. Toda essa obra feita por Deus é boa.

O mundo, a natureza, o homem e a mulher são bons. Deus criou tudo na natureza e viu que era tudo muito bom. Se a natureza está causando problemas para o homem é porque ela está sendo agredida, destruída e desrespeitada pelos próprios homens. Deus criou o ser humano e viu que era muito bom. O homem e a mulher são bons por natureza. Então o que faz o homem e a mulher se tornarem tão maus? O que desumaniza o homem e a mulher? Por que o homem e a mulher, sendo bons, sofrem tanto? Essas perguntas, o livro do Gênesis ao seu modo e estilo tenta responder.

Fonte: Pe. Átila Latini msc, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói