Semana Santa: a semana mais importante da igreja

Neste Domingo de Ramos iniciamos a Semana Santa. Sem dúvida nenhuma é a semana mais importante para toda a Igreja, pois nesta semana revivemos os momentos mais importantes da vida de Jesus e o acontecimento que dá sentido e razão da nossa fé, ou seja: a sua Ressurreição.

A Páscoa é muito importante para toda a Igreja, pois como diz o próprio São Paulo: “E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento também é a vossa fé… e se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor…” (1Cor 15, 14.17).

Na Semana Santa revivemos e não só relembramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Revivemos no sentido de tornarmos esses momentos-acontecimentos atualizados, trazendo-os para o hoje, o agora de nossas vidas e do mundo. Assim sendo, a Semana Santa deve ser para nós cristãos um momento de revitalização de nossa fé. Uma revitalização que nos ajude a sair de uma fé individualista e ritualista para uma vivência de doação. Uma revitalização que nos ajude a um comprometimento maior com a nossa comunidade e com a mudança da nossa sociedade, especialmente no sentido de construirmos uma sociedade fundamentada na paz como fruto da justiça.

Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado da Vigília Pascal formam o TRÍDUO PASCAL. Na Quinta-feira Santa revivemos e celebramos o encontro de Jesus com os discípulos, ao redor da mesa, para celebrarem a PÁSCOA dos judeus. Nesta ceia Jesus nos dá o Pão e o Vinho como seu Corpo e sangue e sela com a humanidade uma Aliança definitiva. Nesta ceia também Jesus nos mostra o que é amar através do lava-pés. Amar é servir, é lavar os pés uns dos outros.

Na Sexta-feira da Paixão revivemos e celebramos o sofrimento de Jesus e sua morte. Jesus sofre por uma grande causa que é conquistar a vida plena para todos nós. A partir daí pensamos a respeito do sofrimento humano e chegamos a uma conclusão: sofrer não faz sentido. O sofrimento só tem sentido quando for por uma causa e esta causa é a vida. Se o sofrimento não ajudar alguém a ter mais vida, seja espiritual ou física, não tem sentido. Podemos até dizer que o sofrimento só é permitido por Deus quando é para ajudar a crescer. Se assim não for, o sofrimento não serve para nada, é coisa dos homens, serve para ser jogado fora.

No Sábado Santo/Domingo da Ressurreição celebramos a vitória da Vida sobre a morte. Jesus Cristo ressurge e está no meio de nós. Na morte e ressurreição de Jesus Cristo, cada homem e cada mulher conquistam plenamente a vida. A ressurreição de Jesus Cristo é um NÃO de Deus contra a morte. Assim sendo, toda situação de morte deve ser transformada em vida. Por vezes, acontece, no relacionamento com as pessoas amigas, parentes, pais, filhos, esposos, situações de morte, violência, vingança, rancor em pequenas atitudes. É preciso fazer uma ressurreição neste relacionamento construindo a vida, a paz, e a reconciliação. Estamos vivendo em um mundo, especialmente num país marcado pela insegurança, violência, fome, doença, desemprego, falta de respeito, pelo analfabetismo e morte. Tudo isso é morte e celebrarmos a Páscoa é mudarmos tudo isso para vida. FELIZ PÁSCOA!

Fonte: Pe. Átila Latini msc, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói.