São Jorge, o santo guerreiro

São Jorge era filho de família rica, estudou muito e foi criado com esmero. Ainda jovem, entrou para o exército, pois tinha vocação para a liderança e gostava das batalhas. Nasceu na Capadócia, Turquia, no ano de 275, na era do Imperador Diocleciano. Este, perseguiu os Cristãos, mandando matar todos os que eram descobertos. A mãe de São Jorge era nascida na Palestina e educou o filho nas virtudes do Cristianismo. Quando ela e o marido morreram, Jorge foi morar em Nicomédia. Lá, foi nomeado Tribuno Militar do Imperador romano. Porém, a semente cristã lançada pela mãe, brotou no coração de Jorge. E, mesmo sendo do mais alto escalão do exército romano, ele se converteu, dividiu sua fortuna com os cristãos e passou a discutir com os generais e o Imperador, querendo acabar com a perseguição contra a fé em Cristo. Por ordem do imperador, porém, foi preso, torturado e forçado a voltar para a religião romana. Não obedecendo ao imperador, São Jorge foi morto em 23 de abril de 303, por decapitação. Sua imagem traz símbolos e significados profundos.

A armadura de São Jorge

A armadura de São Jorge simboliza a armadura do cristão, que São Paulo descreve na carta aos Efésios (6, 10-18). A couraça representa a justiça. O capacete representa a certeza da salvação. O cinturão, a verdade. O calçado, a prontidão para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Assim, o Santo é lindamente representado como um guerreiro, um oficial do reino de Deus, vestido para a batalha espiritual contra o mal.

A espada e a lança de São Jorge

A espada e a lança de São Jorge, com a qual ele fere mortalmente o dragão, representam a Palavra de Deus, conforme o escrito de São Paulo: “A Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus 4,12) É com o poder da Palavra de Deus que São Jorge vence o mal.

A capa vermelha de São Jorge

A capa vermelha de São Jorge representa seu martírio. Ele foi decapitado, ou seja, teve a cabeça cortada por não ter renegado sua fé em Jesus Cristo.

O cavalo branco de São Jorge

O cavalo branco de São Jorge simboliza a pureza e a santidade, armas indispensáveis na luta contra o mal. Além disso, a cor branca, usada na Páscoa, nos lembra a vitória sobre a morte e a ressurreição de Jesus. A grande luta de São Jorge foi contra o império romano que queria acabar com os cristãos. Por isso ele foi elevado aos altares da Igreja.

O dragão na imagem de São Jorge

O dragão na imagem de São Jorge representa o demônio, o mal que quer nos destruir e toda perseguição do império romano contra os cristãos. Uma outra versão conta que este temido dragão apavorava uma cidade da Libia de nome Salone. Os moradores passaram a oferecer vitimas para o dragão. Primeiro foram ovelhas, mas como a fera não se continha, começaram a oferecer crianças em holocausto. Quando chegou a vez de oferecer a filha do rei, a pequena Sabra de 13 anos, São Jorge disse que iria salvá-la do dragão, pedindo em troca a conversão de toda a cidade ao cristianismo. Conseguindo o seu intento, voltou para a cidade trazendo arrastado o dragão morto e a filha do rei sã e salva. Assim, toda a cidade e região se converteram. Por isso o dragão aparece na imagem sendo ferido mortalmente pela lança, enquanto o cavalo o pisa para prendê-lo. Representa a vitória da vida sobre a morte, da Igreja sobre o demônio, da luz sobre o medo e a incerteza.

O caminho e a Igreja na imagem de São Jorge

A Igreja pintada ao fundo da imagem de São Jorge simboliza a própria Igreja de Cristo, formada pelos cristãos. Há um caminho difícil para se chegar até ela. Este caminho simboliza as dificuldades de São Jorge e de todos nós para chegarmos a Deus. Sobre o caminho tem a figura de uma jovem: é a princesa que foi salva por São Jorge.

São Jorge, rogai por nós!

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-jorge/147/103/