Páscoa: vida plena

Afinal de contas, o que significa celebrar a Páscoa? Alguém pode responder imediatamente: É celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo. É comemorar a passagem da morte para a vida. A resposta está corretíssima, porém penso que é preciso mergulhar um pouco mais fundo para descobrir toda riqueza que é para nós a ressurreição de Jesus Cristo.

A ressurreição de Jesus Cristo é a palavra final de Deus mostrando que quer a vida plena para todos, derrubando o último obstáculo, a morte, para que essa sua vontade se concretize plenamente. Nosso Deus é o Deus da vida e quer nos libertar de todas as formas de morte. Ampliando a ideia de morte, dizemos que morte é tudo aquilo que não deixa a vida desabrochar, desenvolver, acontecer.

Podemos estar vivos, ou seja, com o coração batendo, a respiração e as funções do corpo normais e ao mesmo tempo estar mortos: vida egoísta, mesquinha, individualista etc., vivendo uma vida que cultiva a morte. O ambiente em que vivemos, a sociedade, com sua mentalidade excludente, onde poucos têm chances e a grande maioria fica à margem, gera diversas situações de morte: miséria, violência, abandono, preconceitos e intolerância, enfim, a exclusão que mata.

Anunciar a ressurreição de Cristo é proclamar que Deus quer vida PLENA para todos. O próprio Jesus afirma esse desejo de Deus dizendo que Ele veio para que todos tenham vida e vida PLENA, ou seja, vida em abundância (cf. Jo 10,10). Assim sendo, todas as formas de morte devem ser transformadas. É preciso que se faça uma passagem da morte para a vida, das diversas formas de prisão para a libertação integral, das situações de desrespeito pelo outro, como a ganância, vingança, exploração, para uma nova realidade de partilha, solidariedade, respeito, dignidade e perdão.

Somos todos convidados a examinar nossa maneira de viver para descobrirmos situações de morte (aquilo que cheira à morte) em nossa vida para fazermos uma Páscoa com Jesus. Vamos fazer uma passagem da morte para a vida. Deste modo, a PÁSCOA, a ressurreição de Jesus Cristo se torna um acontecimento de salvação muito profundo na vida da humanidade. É Deus que quer inaugurar uma nova humanidade, uma humanidade com vida em qualidade, e que defenda e promova esta mesma vida.

Feliz Páscoa para todos vocês!

Pe. Átila Latini, MSC, pároco da igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói.