Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei!

O Evangelho do  4º Domingo da Páscoa, considerado o “Domingo do Bom Pastor” (cf. Jo 10,1-10), apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude (ao contrário dos falsos pastores, cujo objetivo é só aproveitar-se do rebanho em benefício próprio).

Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas. Nesse Evangelho podemos tomar duas palavras para a nossa reflexão: Escutar – Seguir.

Escutar a voz do Pastor. Seguir a sua voz. Difícil nos tempos de hoje!

Nos dias hodiernos, há uma necessidade impressionante, de estar “conectado” e, nessa ânsia de conexão, corre-se o risco de cair na desconexão. Estamos tão envolvidos pelas tecnologias da comunicação que nem percebemos que esta facilidade de comunicação virtual é um tipo de ilusão, fazendo-nos acreditar que estamos nos encontrando uns com os outros; na verdade não estamos, pelo menos na forma que deveríamos: gozar da alegria de um encontro pessoal com uma pessoa amiga. Hoje em dia, muitas pessoas passam mais tempo com o computador, tablet ou celular do que com as pessoas com as quais convivem. Somos bombardeados por uma infinidade de sons, e muita gente não consegue viver sem eles. Muitas pessoas dizem não gostar do barulho, mas não conseguem ficar em silêncio. Consequentemente não escutam os outros nem a si mesmas.

Uma pessoa imersa em tantos sons e distrações tem capacidade para ouvir a voz de Deus?

Escutamos tantas propostas do espírito do mundo, como escutaremos a voz de Jesus Cristo?

Como vamos seguir um caminho que nos realiza verdadeiramente e traz sentido à nossa vida, se permanecemos fascinados e encantados por propostas que não nos colocam limites?

Corremos o risco de sermos sempre aquelas ovelhas que ainda não aprenderam a ouvir e seguir a voz do verdadeiro Pastor, Jesus Cristo, mas preferem seguir a voz de mercenários que levam à morte, e não à verdadeira vida de plenitude e realização.

Pai, torna-me um discípulo dócil de Jesus, o verdadeiro pastor que arriscou a própria vida para me salvar. Somente ele poderá conduzir-me para ti e contigo viver eternamente. Abramos nossos ouvidos e coração à voz de Deus; assim, teremos a coragem de seguir verdadeiramente Jesus Cristo!

Fonte: Texto adaptado de Dom Eurico dos Santos Veloso, Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) em https://www.cnbb.org.br/sou-bom-pastor-ovelhas-guardarei/