Significado e valor do Presépio

No dia 1º de dezembro de 2019, o Papa Francisco assinou durante sua visita a Greccio, na Itália, a carta apostólica Admirabile Signum sobre o significado e o valor do presépio no Natal, uma tradição com cerca de oito séculos de antiguidade que ajuda a transmitir a fé dos pais para os filhos. A carta foi assinada no dia em que começou o tempo do Advento como um convite do Santo Padre para incentivar esta bela tradição iniciada por São Francisco de Assis no Natal de 1223, em Greccio.

“Trata-se verdadeiramente de um exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”, encorajou o Papa.

O presépio é como um Evangelho vivo. O Papa Francisco lembra que a encenação do nascimento de Jesus surge das páginas da Sagrada Escritura para convidar os homens a colocar-se em caminho atraídos por Cristo, que “se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem.” O evangelista Lucas narra que Maria “deu à luz a seu filho primogênito, envolveu-o em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.”

Na Admirabile Signum, o Papa Francisco revê os elementos que compõem o presépio que é montado nas casas, como o céu estrelado, as paisagens, os animais e os pastores. Eles recordam o que os profetas haviam anunciado, que toda a criação participa na festa da vinda do Messias. Além disso, os anjos e a estrela-cometa são o sinal de que também nós somos chamados a pôr-nos a caminho para ir até à gruta adorar o Senhor; da mesma forma, os pastores tornam-se as primeiras testemunhas do essencial, isto é, da salvação que nos é oferecida.

Fonte: Extrato de http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/ documents/papa-francesco-lettera-ap_20191201_admirabile-signum.html