Jesus Cristo, Rei do Universo

A Igreja Católica encerra o Ano Litúrgico com a Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, uma das mais importantes no calendário litúrgico, pois nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do Universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. O Papa quis motivar os católicos para reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde a data da celebração foi mudada dando um novo senso. Celebramos Cristo como o Rei bondoso e singelo que, como pastor, guia sua Igreja peregrina para o Reino Celeste e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

Em 2012, por ocasião desta solenidade, o Papa Bento XVl ao presidir a Santa Missa na Basílica de São Pedro em Roma explicou que: “neste último domingo do Ano Litúrgico, a Igreja nos convida a celebrar Jesus Cristo como Rei do Universo; chama-nos a dirigir o olhar em direção ao futuro, ou melhor em profundidade, para a meta última da História, que será o reino definitivo e eterno de Cristo.”

Nos dias de hoje, em um mundo que presta culto ao lucro, esta festa nos desafia para que revejamos as nossas atitudes e ações concretas, para descobrir o que é para nós, na verdade, o valor absoluto das nossas vidas. A Festa de Cristo, Rei do Universo é baseada no Evangelho de São João, e mais especificamente no diálogo entre Jesus e Pilatos sobre a verdadeira identidade de Jesus. “Tu és rei?” pergunta Pilatos diante do tribunal. Jesus respondeu: “Tu o dizes, eu sou rei. Para isso nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta minha voz” (Jo 18, 37). Jesus é Rei, mas não na maneira que Pilatos entendia. O Reino de Jesus é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça e da fraternidade, da solidariedade e da partilha –  o Reino do Deus da Vida. A realeza de Jesus se baseia na justiça, na solidariedade, na compaixão, na misericórdia e no amor. A Festa de Cristo, Rei do Universo é um momento privilegiado para que a comunidade cristã descubra seu lugar e seu papel na sociedade. Todo o povo de Deus tem como Cristo esta realeza. Ser cristão é construir o Reino de Cristo no mundo. Por isso a Festa de Cristo, Rei do Universo nos desafia para que façamos um exame de consciência individual e comunitário, para verificar se o nosso Rei é realmente Jesus.

Fonte: Adaptado de Pe. Brendan Coleman Mc Donald em cnbbne1.org.br/cristo-rei-do-universo.