Maio: Nossa comunidade tem diversas oportunidades para louvar a Deus

Este ano de 2023, o mês de maio está repleto de datas significativas para nós.

Iniciamos o mês com a festa de São José Operário, dia 1º de maio. A devoção a São José Operário deu nome a nossa comunidade do Pé Pequeno. É o modelo de homem justo, trabalhador e fiel a Deus.

Neste mês também celebramos o Domingo da Ascensão de Jesus aos céus, dia 21 de maio. Jesus volta ao Pai, mas estará sempre presente no meio de nós. Deixa a grande missão para toda a Igreja, a missão de ir e fazer discípulos em todos os povos.

Logo no domingo seguinte, dia 28 de maio, celebramos a festa de Pentecostes. Podemos dizer que essa festa é a festa da maturidade da Igreja. Ela se torna ciente de suas responsabilidades e sua missão neste mundo, alimentada e inspirada pelo Espírito de Deus que não a deixa perder o foco de sua vocação, ou seja, ser continuadora da missão de Jesus Cristo, ser anunciadora da Boa Nova de Jesus Cristo, no mundo. Ela deve anunciar a chegada do Reino de Deus e seus valores.

Já no início de junho, dia 04, celebraremos a Santíssima Trindade. Alguém já disse uma vez que a Santíssima Trindade é a melhor comunidade. É a melhor porque é o próprio Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. É a melhor também porque é o melhor modelo para a nossa vida de comunidade. Na Trindade aprendemos a construir a união em meio à diversidade, aprendemos a comunicação dos diferentes e aprendemos que o amor maior é aquele que dá a vida.

E, ainda, quero lembrar outra celebração importantíssima para a nossa Paróquia. No dia 28 de maio, não vamos nos esquecer de que celebramos a nossa Padroeira. Na verdade, ela é a mãe da Igreja, é mãe da nossa Paróquia, ela é Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Por fim, não podia deixar de mencionar que neste mês de maio, nós, MSC, celebramos a chegada dos primeiros MSC ao Brasil. Eles chegaram no mês de maio de 1911 e, assim, neste ano, celebramos os 112 anos de nossa vida aqui no Brasil.

Como vocês mesmo puderam perceber, não faltam motivos para celebrarmos e comemorarmos este mês de maio. Que todos se sintam participantes destas festividades, pois, afinal, nós também somos parte de todos esses acontecimentos.

Fonte: Pe. Átila Latini msc, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Santuário das Almas Niterói