JMJ 2023: a cruz e o ícone em Évora são “símbolos de esperança”

Rui Saraiva – Portugal

A Rádio Vaticano e o Vatican News estão acompanhando a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na arquidiocese de Évora numa colaboração com a Rádio Esperança. A emissora da arquidiocese ajuda-nos a conhecer a passagem dos símbolos no Alentejo, na reportagem do Pedro Conceição.

Nesta peregrinação em Portugal, preparando a JMJ Lisboa 2023, a cruz peregrina e o ícone mariano já estiveram em Reguengos de Monsaraz, Redondo, Portel, Monte do Trigo e Mourão.

No dia 6 de janeiro os símbolos estiveram no Alandroal e a Rádio Esperança ouviu o testemunho da jovem Vitória que sublinhou a sua esperança e alegria por ter recebido os símbolos na sua paróquia.

“Foi com muita ansiedade e ao mesmo tempo com muita alegria que recebemos os símbolos das jornadas mundiais da juventude aqui no Alandroal. Símbolos que são de alegria, de paz, de união, de fé, mas sobretudo símbolos de esperança” – afirmou.

Os símbolos da JMJ estiveram também na paróquia de Vila Viçosa. A jovem Leonor Barradas revela que foi um dia pleno de paz.

“Foi um dia que vai ficar para sempre no meu coração. Um dia cheio de Deus e cheio de paz. Um dia muito especial porque pode ter sido a primeira e a última vez que estive tão perto dos símbolos” – salientou.

A 8 de janeiro as paróquias de Borba acolheram os símbolos e no domingo dia 9 de janeiro a cruz e o ícone chegaram a Estremoz. A jovem Maria Inês testemunhou a sua felicidade.

“Para mim como para os colegas que me acompanharam sentimo-nos todos felizes por receber estes símbolos na nossa cidade. Foi uma sensação única” – frisou.

Continuaremos a acompanhar aqui em permanência a peregrinação em Portugal dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Uma atividade organizada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa.

Laudetur Iesus Christus

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-01/jmj-2023-a-cruz-e-o-icone-em-evora-sao-simbolos-de-esperanca.html