Festa do Batismo do Senhor

“Tu és meu filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. (Lc 3,22) 

(…) Jesus é batizado por João Batista. O próprio autor do batismo se deixa batizar. João pregava um batismo de conversão, preparando o coração das pessoas para a chegada do tempo messiânico, que viria com a chegada do Messias. Algumas pessoas achavam que João fosse o Messias, mas ele mesmo dizia que não era, mas estava preparando o caminho para a chegada do Messias.  

Ao ser batizado, desce sobre Jesus o poder do Espírito Santo e movido por esse mesmo Espírito, Ele inicia a sua vida pública. João pregava um batismo de conversão, batizava somente com a água. O batismo de Jesus é um batismo diferente, pois não é somente com a água, mas com a água e o Espírito Santo. (…)

João explica que viria aquele que é mais forte que ele, e batizaria com a água, o Espírito e o fogo. Isso daria força para as pessoas anunciarem o reino de Deus. Enquanto o povo era batizado, o próprio Jesus recebeu o batismo. Enquanto rezava e era batizado, desceu do céu o Espírito Santo sobre ele, em forma visível como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és meu filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. Após esse fato, Jesus movido pelo Espírito Santo vai ao deserto e sofre as tentações e inicia a sua vida pública. 

Participemos com alegria da missa da festa do Batismo do Senhor, encerrando o tempo santo do Natal. Recordemos da data do nosso batismo e guardemos com carinho essa data e sejamos sacerdotes, profetas e reis no mundo de hoje, que é o que somos chamados a ser a partir do nosso batismo. 

Fonte: Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro em https://www.cnbb.org.br/festa-do-batismo-do-senhor-3/