Por uma igreja sinodal – Comunhão – Participação – Missão

Em outubro de 2023 acontecerá na Igreja Católica o Sínodo em Roma.

O tema deste Sínodo é: POR UMA IGREJA SINODAL – Comunhão – participação – Missão.

O Sínodo já começa agora neste ano de 2021 com uma consulta a todos os Católicos(as) e cristãos(ãs) de todo o mundo. Porém a consulta não se restringe aos Católicos participantes da Igreja, mas sim a todos, inclusive aos que não são da Igreja. Todos são convidados a dar a sua opinião sobre diversos aspectos da vida da Igreja.

Estamos disponibilizando, abaixo, o questionário com 10 questões que você poderá responder e nos entregar das seguintes formas:

QUESTIONÁRIO DA CONSULTA PARA O SÍNODO 2023

De fato, o desafio de realizar essa etapa do Sínodo não está sendo fácil. As perguntas foram feitas considerando o mundo todo. Embora a Secretaria do Sínodo tenha feito o esforço por torná-las acessíveis, a tarefa de falar ao mundo todo, com mentalidades e jeitos diferentes, é demasiada.

Aqui na Equipe de Animação Nacional e também no Conselho Permanente, conversamos sobre isso. Inicialmente havia a proposta de criarmos nosso próprio questionário. Vimos, porém, que seria grande o risco de complicar mais ainda. Consequentemente, optamos por não mexer no Documento Preparatório, recebido da Secretaria do Sínodo, mas estimular as dioceses a que o façam elas mesmas, de modo que, sendo conhecedoras da realidade local, consigam melhor adaptação.

O importante é seguir os dez núcleos indicados, ou seja, que, no relatório final, existam dez perguntas, com respostas para cada uma, pois relatórios com formato diferente tornarão a síntese final mais sofrida, para não dizer impraticável.

Compartilho um exemplo recebido de uma diocese que sintetizou as perguntas mantendo os dez núcleos. Veja que, em alguns casos, acabaram ficando duas perguntas.

PERGUNTAS

I. OS COMPANHEIROS DE VIAGEM

Olhando a realidade de nossa Igreja e de quem vive na nossa região, quem caminha conosco e quem, estando perto, não faz parte da vida da Igreja? Por que é assim?

II. OUVIR

Como, em nossa diocese, são ouvidos os diferentes estilos de vida: leigos e consagrados? Jovens e mulheres? Descartados e dos excluídos? Por que é assim?

III. TOMAR A PALAVRA

Em nossa diocese, todas as pessoas têm condições de expressar o que sentem e pensam, ainda que sejam diferentes as formas de expressão? Por que é assim?

Em relação à sociedade, quem se manifesta diante das grandes questões: o bispo, os padres, os diáconos, os consagrados e consagradas ou os leigos e leigas? Por que é assim?

IV. CELEBRAR

Como nossa diocese promove a participação ativa de todos os fiéis na liturgia? Por que é assim?

Quais são os ministérios existentes e diretamente ligados à liturgia em nossa diocese? Por que é assim?

V. CORRESPONSÁVEIS NA MISSÃO

Como é que as nossas comunidades apoiam os seus membros comprometidos no serviço em sociedade (na responsabilidade social e política, na investigação científica e no ensino, na promoção da justiça social, na salvaguarda dos direitos humanos e no cuidado da casa comum etc.)?

VI. DIALOGAR NA IGREJA E NA SOCIEDADE

Como são enfrentadas as divergências de visão, os conflitos e as dificuldades? Há lugar para o diálogo entre compreensões diferentes da vida e do mundo? Por que é assim?

VII. COM AS OUTRAS CONFISSÕES CRISTÃS

Como anda a relação com outras religiões, cristãs (ecumenismo) ou não (diálogo inter-religioso)? Por que é assim?

VIII. AUTORIDADE E PARTICIPAÇÃO

Quais são as práticas de trabalho em grupo e de corresponsabilidade? Os conselhos são estimulados e funcionam realmente? E as assembleias: acontecem ou não? E os resultados são aplicados? Por que é assim?

IX. DISCERNIR E DECIDIR

Como são tomadas as decisões em nível de diocese, paróquia, comunidades, movimentos e demais associações? Conselhos, assembleias e outros órgãos de participação funcionam realmente? As decisões são acolhidas e concretizadas? Por que é assim?

X. FORMAR-SE NA SINODALIDADE

Podemos dizer que nossa diocese forma as pessoas para o diálogo? Onde essa formação acontece? Quais os resultados? Por que é assim?