Mês das Missões

A Igreja peregrina é por sua natureza missionária pois ela se origina da missão do filho e da missão do Espírito Santo, segundo desígnio de Deus Pai (Ad Gentes2).

Uma profecia. Isaías tem 4 cânticos sobre o servo sofredor. Quem é este misterioso personagem, cuja missão, somente, no Novo Testamento, fica bem esclarecida? É Jesus Cristo, o verdadeiro servo de Deus: que veio oferecer sua vida, para a salvação da humanidade pecadora. Ele é obediente a Deus, humilde, justo e fiel. Vai ser julgado e condenado à morte, mas haverá de vencer, pois cumprirá fielmente sua missão como Messias prometido.

Uma identificação. O autor da epístola aos hebreus vai chamar esse servo de sumo sacerdote, segundo a ordem de Marquisedeck. Ele não vai oferecer sacrifícios, como no Antigo Testamento. Vai, isso sim, fazer a oblação de sua vida a Deus, pela salvação de todos. Veio ao encontro nosso, mostrando-nos que Deus é Pai amoroso. Por isso, é preciso amá-lo; obedecer-lhe sem medo. Prestar-lhe culto cordial e filial.

No mundo há duas lógicas: a de Deus e a dos homens. Estes, como João e Tiago, querem sempre os primeiros lugares e ser servidos. Mandar. São gananciosos e chegam a ser até violentos. Vemo-los, hoje em dia, em toda parte. Jesus, no entanto, veio para servir e valorizar a todos, mormente os indefesos e marginalizados. Quer convivência pacífica, respeito dos direitos de todos. Na realidade do mundo de hoje, vale a lei dos mais fortes, dos poderosos. Por isso há tanta injustiça, insatisfação e mortes. Vendo a atitude de João e Tiago, os outros discípulos se revoltaram. Queriam eles também algum Ministério no governo do Reino de Deus… Nós, no entanto, senão tivéssemos sido servidos, não estaríamos aqui, para contar nossa história. (…)

Onde e como você quer ser feliz: nesta ou na outra vida? Em ambas. Se você quiser ser feliz na eternidade é preciso agora amar, fazendo o bem, ser justo e correto. Aconselho eu, então, não fazer mau negócio, o tempo passa célere. Por enquanto é difícil, alguém passar dos 100 anos…. A eternidade, porém, não tem fim. Cristo não precisa de conselheiros, mas de servidores, de um mundo melhor, aqui. (…)

Mês de outubro, mês das missões. Jesus foi o grande missionário. Veio do Pai ao nosso encontro, trazendo a Boa Nova, da salvação e do convite para todos lutarmos por um mundo melhor, novo, mais fraterno e justo. Quer-nos como seus enviados, seus missionários. Ide, disse Ele, pelo mundo todo e fazei discípulos meus todos os povos. (…) Contudo, nós, cristãos, não estamos, porventura, cansados ou até às vezes um tanto mal humorados? Para onde caminha o mundo atual?

O mês de outubro nos apresenta grandes missionários, entre eles São Francisco, Santa Terezinha, João XXIII e São Lucas.

A quem imitaremos nós?

Fonte: Dom Carmo João Rhoden, Bispo Emérito de Taubaté (SP) em https://www.cnbb.org.br/29o-domingo-e-mes-das-missoes/