Solenidade da Ascensão do Senhor – Dia das Comunicações Sociais

Celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor e acolhemos o mandato missionário de Jesus em anunciar o Evangelho a todos os povos. Também celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais que propõe como tema: “Vinde ver”.

A liturgia desta solenidade nos leva a refletir sobre o último encontro de Jesus com seus discípulos, ajudando-os a vencer o medo, a insegurança e o desânimo e enviando-os em missão para anunciar o Evangelho e todo o projeto de salvação operado por Ele: “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”! Jesus lhes fala sobre os sinais que os acompanharão na missão e na vida daqueles que acreditarem no Evangelho. Depois desse momento, Jesus sobe aos céus para sentar-se à direita de Deus Pai. Mas de junto do Pai, Jesus continua a confirmar seus discípulos diante dos homens em tudo aquilo que realizam. (…)

A solenidade de hoje coloca-nos na perspectiva missionária. Jesus que anunciou o Evangelho, formou os seus discípulos, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, confiou aos homens e mulheres de todos os tempos a missão de fazer conhecer seus ensinamentos e sua missão, em todos os cantos da terra. Cabe a nós, discípulos missionários seus, levar adiante esta grande tarefa na confiança de que Jesus estará sempre conosco: “Ide! Eis que estarei convosco todos os dias, até os confins da terra”.

Cristo conta conosco e permanece no meio de nós a fim de que, realizando fielmente nossa missão, participemos de sua glória.

Junto a esta mensagem da liturgia, trazemos presente o Dia Mundial das Comunicações Sociais, no qual o papa Francisco nos diz que “é preciso gastar a sola dos sapatos” para olhar mais profundamente a realidade que nos cerca, pois é no encontro com as pessoas que se pode verificar as situações emergentes.

A comunicação tem um papel importante para despertar a fé cristã; para comunicá-la aos demais de forma direta e não apenas naquilo que se ouviu dizer. “O método ‘vem e verás’ é o mais simples para se conhecer a realidade; é a verificação mais honesta de qualquer anúncio”. E segue: “é preciso encontrar, permitir à pessoa que tenho à minha frente que me fale, que experimente do Encontro com Ele”. Assim, como discípulos, ”não só ouvimos falar com suas palavras, mas vemo-Lo na experiência do silêncio”.

Concluímos este momento com as palavras do Papa Francisco, em sua oração para este dia: “Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, partir à procura da verdade”. ”Ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos e não tirar conclusões precipitadas”. (…) “Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos”.

Que sejamos também comunicadores da verdade que orienta, que salva e conduz no caminho da graça que o Senhor Jesus, de junto do Pai, nos oferece cada dia. Amém!

Fonte: Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo de Erexim (RS) em https://www.cnbb.org.br/solenidade-da-ascensao-do-senhor-dia-das-comunicacoes-sociais/