Tempo de conversão: aprender a dizer “não” para dizer um grande “sim” a Cristo

Na semana de exercícios espirituais do Papa e da Cúria Romana propomos um ciclo de meditações preparadas pelo Arcebispo Giacomo Morandi, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. A catequese de hoje é sobre a novidade de vida trazida por Jesus e sobre a vontade de ser transfigurado por ele. Matéria de Antonella Palermo – Vatican News.

A terceira meditação sobre o caminho da Quaresma de Dom Giacomo Morandi, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé – realizada como parte do ciclo “Redimidos do pecado, anunciadores do Evangelho”, se detém no chamado do cristão à alegria, retomando o capítulo 2 do Evangelho de Marcos no qual são descritas as reações perplexas dos escribas e fariseus diante da falta de respeito da tradição do jejum semanal por parte dos discípulos de Jesus.

O encontro com Jesus transfigura a nossa humanidade

Quando questionado pelos escribas e fariseus sobre sua não aderência às normas transmitidas, como o jejum, Jesus responde tentando fazê-los compreender o novo caráter do tempo em que estão vivendo. “Não é uma questão de acrescentar mais algumas práticas, mas de compreender como o encontro com Jesus leva os homens a revisitarem completamente suas vidas”, explicou o prelado, lembrando as duas imagens: a do remendo novo colocado sobre um vestido velho, e a do vinho novo colocado em odres velhos. Em ambos os casos, o efeito é de arruinar, dispersar o antigo e o novo. “Muitas vezes – aponta o prelado – no nosso caminho de conversão somos tentados a encontrar modalidades de compromisso, queremos concretamente continuar levando a vida que levamos sem introduzir mudanças radicais. Talvez na Quaresma façamos algum pequeno sacrifício, alguma renúncia, mas nosso modo de vida não muda nas profundezas”. Resumindo, queremos mudar, mas não demais. Em vez disso, Jesus quer que compreendamos que, no momento em que o encontramos, a plenitude que brota é tal que toda nossa humanidade é transfigurada.

Fonte na íntegra em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-02/meditacao-e-exercicios-espirituais-dom-morandi.html