Dia de Oração contra o Tráfico de Pessoas: Pandemia aumentou violência à mulher

O Dia de Oração contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 8 de fevereiro, foi lançado em 2015. Esta celebração pretende ser uma resposta ao apelo do Papa Francisco a combater o fenômeno do tráfico de pessoas e a cuidar das vítimas. A escolha da data não foi casual: de fato, 8 de fevereiro é a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita (foto), uma escrava sudanesa, libertada e que se tornou religiosa canossiana, canonizada no ano 2000.

Vatican News

A pandemia da Covid-19 tornou as mulheres “cada vez mais vulneráveis e passíveis de sofrer chantagens e, portanto, vítimas de violência e abusos ainda maiores do que no passado”: o alarme é dado pela Caritas Ambrosiana – órgão caritativo da Arquidiocese de Milão, norte da Itália – em nota publicada em vista do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que é celebrado em 8 de fevereiro.

“Ao estado de escravidão em que são mantidas – lê-se na declaração – foi acrescentado um nível de miséria material sem precedentes.” Setenta por cento delas, de fato, tiveram que recorrer à “ajuda alimentar, da qual não tinham necessidade antes”.

Papa pede oração e proteção às mulheres, vítimas de violência

Em preparação para o Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, a Caritas Ambrosiana, em colaboração com outras organizações incluindo o Centro PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), promove um webinar intitulado “Tráfico, prostituição e escravidão. Novas fronteiras e novos desafios”.

Por fim, recorda-se que este Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 8 de fevereiro, foi lançado em 2015 pelos então Pontifícios Conselhos da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes e para a Justiça e Paz e pelas Uniões Internacionais femininas e masculinas de superiores e superioras gerais.

Esta celebração pretende ser uma resposta ao apelo do Papa Francisco a combater o fenômeno do tráfico de pessoas e a cuidar das vítimas. A escolha da data não foi casual: de fato, 8 de fevereiro é a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, uma escrava sudanesa, libertada e que se tornou religiosa canossiana, canonizada no ano 2000.

Fonte: Vatican News – IP/RL, em https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-02/dia-oracao-trafico-pessoas-pandemia-aumento-violencias-mulheres.html