Religioso franciscano se encanta com o exemplo de um jovem que teve uma vida breve, mas marcada com uma profunda espiritualidade eucarística e mariana. Frei David Naime Fioravante, religioso e pós noviço dos Frades Menores Capuchinhos da Província São Lourenço de Brindes (Paraná e Santa Catarina), destaca que mesmo sem fatos extraordinários soube viver a vida de criança sem perder o foco da vida em Deus.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
A vida breve. Em apenas 15 anos de idade e marcado pelo sofrimento, Carlo Acutis viveu intensamente o amor, a misericórdia e a caridade. Gostava de brincar com os amigos, mas suas lições marcaram profundamente todas as gerações. Frei David Naime Fioravante revela que o que mais nos atrai a atenção é a humildade e a serenidade com que expressou em sua curta passagem nesta vida.
“Ao deparar-me com a história de vida do Beato Carlo Acutis, não encontro fatos mirabolantes ou de caráter espetaculoso. Uma vida que provoca comoção, alegria e que nos encoraja a sermos autênticos e coerentes com nossa fé diante de tantos valores relativos de nossa sociedade. Com uma devoção cara a santíssima Eucaristia, um amor fiel e verdadeiro a Virgem Maria e uma entrega pela Igreja de Cristo, Carlo mostrou que o sentido de nossa existência é amar e se doar acima de todas as coisas pela causa do Reino de Deus. Ademais, com o seu hobby de ciberfotógrafo, perpassou pelas localidades dos milagres eucarísticos para registrar e mostrar como podemos a todo momento perceber o amor de Deus. Carlo foi um adolescente alegre e de bem com vida mesmo diante de sua enfermidade”, conta Frei David.
Frei David Naime Fioravante
A certeza de seu coração era a fé que o animava e o fortalecia dia após dia numa espiritualidade encarnada e transcendente. Sendo um jovem que gostava de praticar esportes, brincar com os amigos e jogar bola demonstrou que é possível viver a santidade sendo autêntico. E desperta nos jovens esse desejo de viver com alegria a busca de uma vida de intimidade com Deus.
“Não por acaso o chamamos de anjo da juventude! Indubitavelmente que este Beato do ano de 2020 mostra com sua própria vida como é possível ser jovem e ser santo ao mesmo tempo. Na figura de Carlo Acutis somos convidados a renovar nossa mentalidade do que é ser santo, pois a santidade se constrói na alegria de sermos cristãos, filhos de Deus, obedientes à santa Igreja e atentos aos clamores dos sinais dos tempos. Como um jovem religioso olho para o Carlo com admiração e com certeza de que vale a pena buscarmos a santidade com calça jeans, praticando esportes, hobbies, trabalhando, e acima de tudo isso contemplando o amor de Deus e a intenção de unir-me a Ele no que faço, desejo e espero. Nestes tempos renovo a esperança de ser simples, alegre, positivo e despojado como foi o próprio Jesus Cristo, como foi São Francisco de Assis e como viveu Carlo Acutis para viver o tempo da Graça sem ser indiferente enquanto ela passa”, disse.
“A Eucaristia é minha autoestrada para o céu.” Carlo Acutis
Aos 7 anos de idade Carlo Acustis recebeu sua primeira comunhão. E inicia um processo de descoberta do valor inestimável da participação diária na Santa Missa e da adoração ao Santíssimo Sacramento, uma prática antes e após a celebração. Carlo recebia diariamente a comunhão. E despertou para vivenciar o Sacrifício de Cristo que se imolou pela humanidade. Frei David Naime Fioravante destaca essa espiritualidade em um menino e que faz de sua curta existência uma vida eucarística.
“Incrível é olharmos para o Carlo e vermos nele este instrumento de Deus que primeiro agiu na própria família, reaproximando os pais da prática da fé católica e posteriormente encantava e evangelizava o seu entorno. Foi com sua curiosidade pelas coisas do sagrado que Ele se aproximava mais e mais da santa Eucaristia. Carlo vive um amor eucarístico a partir do que celebra na santa missa e do que compreende por aquele pão ser o próprio Cristo e não uma mera simbolização. Para um menino de 12 anos ter esta consciência, só podemos atentar para o fato de sua vida ser uma oração, por ele considerar nossa Senhora a única mulher de sua vida e por ele cada dia mais contemplar o amor de Deus que não cessa de se resplandecer por nós, principalmente quando se faz Eucaristia. Carlo fazia de sua vida uma ação de graças, uma Eucaristia em favor dos mais pobres no apostolado da caridade e uma Eucaristia no desejo de se doar e doar sua vida, seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela intenção do santo Padre e por toda a Igreja”, revela o frade.
Um anjo da modernidade
Carlo é um gênio da informática no céu.
“Ele sabia usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, comunicar valores e beleza.” Papa Francisco
Em tempo de redes sociais disseminando o mal e de fake news, Carlo dá uma lição de que a Rede Mundial de Computadores deve ser espaço para divulgar o amor a Deus e promover a evangelização. Tornou-se um especialista no uso dos computadores e pode ser considerado o Anjo da Modernidade e patrono da Internet. E essa missão do jovem é um exemplo para todas as gerações.
“Creio que Carlo Acutis foi um grande apóstolo digital. Esta nomenclatura não é de minha autoria, mas faço questão de reafirmar este novo jeito de ser Igreja nas mídias sociais. Pela primeira vez na Igreja teremos um beato quase youtuber. Certamente este é um sinal para que reconheçamos as mídias sociais como campo obrigatório de evangelização, donde nossas postagens sejam como nossa vida. Carlo Acutis nos clareia a possibilidade de sermos santos também nestes meios, quando não cultivamos sites que não nos levam a nada, quando não compartilhamos fake news e principalmente quando nossos posts, vídeos e publicações são sinais visíveis do nosso ser cristão, e não de uma falsa persona que muitas vezes criamos nas redes. Façamos da internet este caminho para o Cristo e como consequências obteremos os desafios necessários para nossa maturação humana e cristã”, pontua frei David.
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-10/carlo-acutis-jovem-simples-com-um-coracao-mariano-eucaristico.html