A sacralidade da Família: O amor como a base de todas as relações

A partir de alguns modelos de família na Bíblia, somos convidados a olhar para a nossa família e ver como ela está fazendo as seguintes perguntas: quais são os valores que temos e quais são as coisas a que não damos valor? Como anda o nosso relacionamento familiar? Existe amor, respeito, compreensão? Existe temor de Deus, configurado na prática religiosa, na participação nas Missas, na oração em família, na ajuda mútua? O que precisamos melhorar na nossa família?
Para responder a essas e outras interrogantes sobre a família trago aqui um texto bíblico do Antigo Testamento que nos aponta luzes.
O livro do Eclesiástico (cf.3,3-7.14-17a) é um desses livros que, por fazer parte dos livros sapienciais da Bíblia, ensina-nos lições de sabedoria em relação à família. Ali está reunida parte do conhecimento do povo daquela época, as experiências vividas, comprovadas, tidas como certas porque foram testadas no dia a dia. Não são apenas teorias. É conhecimento empírico. À vista disso, elas têm muito a ensinar ainda hoje para as nossas famílias.
Se os pais devem cuidar bem dos filhos, seus maiores tesouros, o mesmo deve ocorrer com os filhos. É preciso honrar os pais, isto é, respeitá-los. Esse é um dos mandamentos de Deus, honrar pai e mãe. Honrar os pais é algo tão nobre, tão importante, que, quem o faz, recebe o perdão de Deus pelos seus pecados. É, portanto, um dever, uma obrigação de todos os filhos, porém devemos fazer isso não apenas porque é dever, mas porque há amor no nosso coração. O amor é a medida de todas as coisas e dentro da família isso não é diferente. Ao contrário, é fundamental.