Pró-Criança PDF Imprimir E-mail


Movimento gerenciado pelas Obras Sociais de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Atende em uma casa na Rua Lara Villela, no Ingá. Oferece horário complementar a 60 crianças, de 5 a 14 anos, do Morro Palácio e do Morro do Estado, em dois turnos. Os trabalhos são desenvolvidos para que as crianças atendidas se tornem cidadãos dignos, com valores cristãos, além de desenvolver seus potenciais para que possam ter uma vida mais feliz, refletindo na família e na comunidade do seu entorno.

Ações complementares: reforço escolar, catequese, aulas de inglês, oficinas de bijuterias e pintura, capoeira, evangelização, aulas de informática, atendimento psicológico (estendido aos pais).

29 ANOS DE HISTÓRIA

Tudo começou com a Campanha da Fraternidade de 1987, cujo tema foi “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”, quando um grupo de paroquianos do Santuário das Almas deu início a um trabalho com crianças de rua.

Poucos anos depois, com a ajuda de doações da Holanda e de paroquianos, foi comprada por Padre Antonio a casa que até hoje abriga o Movimento. À medida que as crianças foram tomando posse de seus documentos, inseridas em escolas e recebendo uma orientação baseada em valores cristãos, o perfil delas foi mudando. Para acompanhar, o trabalho desenvolvido também sofreu alterações. Mães das comunidades dos Morros do Estado e do Palácio foram procurando vagas para seus filhos, pois o Movimento trazia para elas tranqüilidade e confiança, uma vez que podiam deixá-los num lugar seguro enquanto trabalhavam.

Hoje, o Movimento tem uma dinâmica organizada com o desenvolvimento de projetos e oficinas, além de apoio pedagógico e na área da saúde. Estão em andamento os projetos de informática, sala de leitura e a “Feira da Ciência”. São realizadas também aulas de inglês, matemática, capoeira e  taekwondo. As crianças têm atendimento pediátrico, dentário e psicológico. Na parte religiosa, existe a Catequese e a Legião de Maria trabalha na evangelização. Estas ações complementares são desenvolvidas para 61 crianças e adolescentes, contando com a dedicação de 6 funcionários e alguns voluntários. Entre café da manhã, almoço e lanche são oferecidas em média 200 refeições diárias.

Estamos sempre aceitando doações e aguardando a sua visita!

Nosso endereço é Rua Lara Vilela, 121 - São Domingos, telefone: 2620-0483.


(Última atualização em Abril de 2015)