Pastoral da MESC PDF Imprimir E-mail

Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão

Este é um ministério com um mandato conferido por um tempo limitado de 3 anos, encerrando no final do mesmo. O mandato poderá ser renovado a critério do pároco. Atualmente, contamos com 43 ministros. Somos auxiliares dos ministros ordinários, que são os bispos, padres e diáconos, tanto na distribuição da Comunhão na Missa, quanto levando a Eucaristia aos assistidos da paróquia que estão incapacitados de vir a igreja. Cada ministro dá assistência no mínimo a um assistido. Eles recebem semanalmente a comunhão. Também exercemos outras atividades, caso não seja possível a celebração da Missa e não havendo Diácono, o MESC realiza a Celebração da Palavra com a distribuição da Comunhão e expõe o Santíssimo quando não houver ministros ordinários para fazê-lo.

A escolha de novos ministros é feita pelo pároco, depois de muita oração e meditação sobre o assunto. Alguns requisitos são necessários para a sua escolha, como ter mais de 25 anos, ser um cristão atento, participativo e ter amor a Eucaristia. O pároco faz uma solicitação por escrito ao Arcebispo apresentando os escolhidos. Eles passam por um processo de formação e acompanhamento. A formação acontece em duas estâncias, sendo uma na própria paróquia sob a orientação do Pároco, e a outra em nível de Arquidiocese.  A cada ano participamos do Encontro de Espiritualidade realizado pela Arquidiocese, onde na celebração eucarística renovamos o ministério.

Nós temos uma reunião mensal e uma escala para as Missas. Quando um ministro precisar faltar ele solicita um outro ministro da "família MESC". Somos um grupo grande, mas muito harmônico, onde ajudamo-nos mutuamente.

A pouco tempo nós ganhamos  um padroeiro. Trata-se do Beato Mateus Moreira, mártir potiguar e um dos protomártires do Brasil. A sua memória litúrgica é celebrada no dia 03 de outubro, em todo o Brasil. Todo ano os  ministros são convidados a participar da Celebração Eucarística em memória do nosso padroeiro.

Mais informações, por favor, clique aqui e entre em contato conosco.