Pastoral da Catequese PDF Imprimir E-mail

A missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé.

A Catequese não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje.

A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados.

A Catequese deve despertar a alegria de ser cristão. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão:

Convidamos as pessoas que se sintam chamadas a participarem de nosso grupo. Ser catequista é uma linda missão!

Ser catequista é semear a esperança com gestos e palavras e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor.

A catequese de primeira Eucaristia introduz a criança e o pré-adolescente na vida da Igreja, compreendendo também uma preparação para a celebração dos sacramentos, apresentando os mistérios principais da fé e comunicando aos jovens a alegria de serem testemunhas de Cristo no meio em que vivem. Pensamos que a catequese não pode ignorar o delicado período de vida que crianças e pré-adolescentes atravessam no mundo atual. Portanto, ela deve ser capaz de ajudá-los a uma revisão de sua própria vida, ao diálogo, apresentando Jesus Cristo como amigo, como guia e como modelo, suscetível de provocar admiração e, como conseqüência, a sua imitação.

O catequista também deve ter uma formação permanente. Todos somos alunos e discípulos da vida e da fé desde a infância até a terceira idade. O catequista cresce na fé à medida que, inserido no grupo de catequistas, vai ajudando os outros a progredirem na fé. Os apóstolos cresceram na fé seguindo Jesus e evangelizando como Ele. Também o catequista, ao evangelizar, é evangelizado; enquanto dá, recebe; enquanto faz os outros caminharem na fé, dá largos passos no crescimento da própria fé.

Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação - missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos.

Ser catequista é colaborar com a graça de Deus e com a pessoa, para que ela assuma seu sim a Deus, e avance rumo à maturidade na fé, na esperança e no amor.

Catequese da Amizade

Inserir pessoas especiais na vida da Igreja: este é o objetivo da Catequese da Amizade. Um grande orgulho da nossa comunidade. A Catequese da Amizade tem compromisso, tanto com os catequizandos, quanto com as suas famílias. Todos se sentem acolhidos e é um momento muito importante na vida dessas pessoas. Nos encontros eles fazem a leitura do Evangelho com explicação. Trabalham a mensagem do Evangelho de várias maneiras, como: desenhos, dinâmicas, orações espontâneas e trocas de experiências de vida; aprendem os Tempos Litúrgicos; no final do ano, fazem a Novena de Natal, juntamente com suas famílias, e gestos concretos; trabalham a vida em comunidade e preparam-se para a Vida Eucarística e o Sacramento da Crisma. Na missa com as crianças, participam da procissão de entrada, da procissão do ofertório e da leitura, através do catequizando Fernando.

É uma Catequese mais do que especial, pois todos nós da comunidade, que temos contatos com eles, somos agraciados pelos carinhos e alegria constantes. Toda nossa comunidade deve se sentir muito orgulhosa com esse trabalho desenvolvido pela Catequese da Amizade. Somos os pioneiros nesse serviço e nos sentimos recompensados e cada vez mais responsáveis para que possamos acolher sempre mais catequizandos. Atualmente temos duas catequistas, Valéria e Lucinete, e 15 catequizandos, com idades entre 14 e 50 anos. Os encontros acontecem todo sábado, das 15h às 16h30h, seguidos da missa das crianças, às 17h. Venha conhecer o nosso trabalho e se encantar com o carinho dessas pessoas tão especiais.

Mais informações, por favor, clique aqui e entre em contato conosco.