Pastoral da Segunda União PDF Imprimir E-mail

A Pastoral de Casais em 2ª União é um movimento diocesano que congrega casais cristãos, vivendo a experiência de constituir uma segunda família. O movimento está fundamentado nas palavras de Sua Santidade o Papa João Paulo II, na Encíclica Familiaris Consortio: “Divorciados que contraem nova união”, número 84, de 22 de novembro de 1981.

Em nossa Diocese, a Pastoral foi constituída no dia 25 de agosto de 1998, por ocasião da formação do primeiro grupo de casais, coordenado pelo casal Alerçon e Carolina. Em 1999 foi formado o segundo grupo, coordenado pelo casal Ozorio e Valdete, vinculado ao Santuário das Almas. A Pastoral, em seguida, se expandiu para diversas paróquias da Diocese.

O objetivo da Pastoral é acolher os casais em 2ª união, para que eles vivam como Igreja, como membros do corpo místico do Cristo ressuscitado. Busca-se a espiritualidade fundamentada na ajuda mútua – dos cônjuges entre si e dos casais uns com os outros – e na caridade como expressão do amor de Deus. A dinâmica da Pastoral consiste em promover reuniões mensais, em sistema de rodízio pelas residências de cada casal, dividindo-se a reunião em tempo de acolhida, de leitura de trechos do Evangelho seguida de reflexão, de partilha, de oração, de estudos de documentos eclesiásticos e de confraternização.

Aqui no Santuário, foram realizados Encontros de Formação para Casais em 2ª União, abertos não só para os casais engajados em algum grupo, mas também para todos os casais de 2ª união interessados em participar.

A pastoral está aberta para a formação de novos grupos de casais.

Coordenadores: Fernando Ozório e Valdete Ozório

Mais informações, por favor, clique aqui e entre em contato conosco.

(Atualizado em Agosto de 2014)