Dízimo
À medida que tomamos consciência de que somos Igreja, que professamos a mesma fé em Jesus Cristo e que queremos permanecer unidos a Jesus pelo amor fraterno, vamos nos sentindo responsáveis uns pelos outros. Esta corresponsabilidade nos torna cada vez mais irmãos, mais comungantes na vontade do Espírito Santo. Nosso dízimo está intimamente ligado a este compromisso, e por ele expressamos concretamente nossa preocupação com o irmão mais necessitado.
Dar o dízimo como expressão de comunhão fraterna significa crer que tudo que estamos recebendo vem de Deus, e é na comunidade que encontramos Deus e o vivemos.
Estas considerações nos mostram como o dízimo assume uma dimensão privilegiada nos nossos compromissos financeiros.
Como eu me desperto para ser dizimista?
Conhecendo minha comunidade. Como membro do corpo, sinto suas reais necessidades. Como responsável pelo bem deste corpo, contribuo para que ele se sinta bem. Contribuo para que jamais deixemos que alguém passe necessidade por nossa individualidade.
O dízimo, sem uma visão comunitária, perde seu sentido. Sem comunidade, para que serviria o dízimo? Para quem? Para Deus? Não, Deus quer nosso dízimo para que seus filhos todos possam ser evangelizados, para que possamos manter nossa Igreja e para que possamos exercer a caridade, através do trabalho social desenvolvido por ela.
Seja você também um dizimista!!!
Para isso, você pode se dirigir à secretaria da paróquia, de segunda a sexta, de 8h às 17h, e sábado, de 8h às 12h. Ou procure os membros da pastoral do dízimo, antes e após todas as missas de final de semana e faça sua inscrição.
Todo primeiro domingo do mês a paróquia acolhe o seu dízimo durante todas as missas, mas você pode fazer sua oferta também ao longo do mês em qualquer missa, ou durante a semana, na secretaria da paróquia.
Também se preferir, você pode doar seu dízimo por meio de transferência bancária, para a conta da paróquia, indicada abaixo:
BANCO ITAÚ
MITRA A NIT PNNS
Agência 8325 – CC 01 261-8
CNPJ 30.147.995/0026-37 (PIX)
O comprovante pode ser enviado para o e-mail da pastoral: dizimosantuario@yahoo.com.br
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: O Santuário das Almas Niterói NÃO EMITE BOLETO para doação NEM FAZ LIGAÇÕES OU ENVIA MENSAGENS DE COBRANÇA. As formas de ajudar a Paróquia são por meio da secretaria da igreja, no ofertório após as missas e por depósito bancário na conta informada para acolhimento do dízimo (aviso acima).
Campanha das Almas
No dia 17 de setembro de 1950, o nosso Padre Geraldo Pelzers tomava posse como pároco na Paróquia N. Sra. do Rosário e São Benedito em Niterói. Logo depois, em dezembro de 1951, ele mesmo escrevia no livro de tombo da paróquia: “Com o pensamento numa futura Matriz – que ao mesmo tempo realizaria um velho sonho, a saber, a construção dum Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus em sufrágio das almas do Purgatório – lançou-se a primeira campanha de natal das Almas” (página 17). Foram impressos 20.000 exemplares de um folheto de propaganda com o pedido de esmolas espirituais e monetárias. Espalhados na cidade de Niterói e também pelo Brasil, o resultado foi satisfatório. Assim nasceu o que mais tarde se chamaria Campanha das Almas.
Padre Geraldo, muito devoto das almas, trabalhou incansavelmente para espalhar a devoção por todo o Brasil, uma vez que reconhecia que o nosso povo brasileiro tem um carinho muito especial pelos seus entes falecidos.
Depois de construída a Matriz, em 1964 começa uma nova época para a Campanha das Almas. Ela continuou existindo, porém, optou-se para que o dinheiro arrecadado fosse encaminhado para os nossos Seminários, que naquela época foram construídos em Juiz de Fora – MG e, mais tarde, em Belford Roxo e Contagem. Até agora, a ajuda substancial para a manutenção dos Seminários e dos seminaristas vem da Campanha das Almas.
São muitas pessoas em todo o Brasil que são devotas das Almas contribuindo com a Campanha. Junto a nós, temos algumas pessoas que, além de devotas são nossos representantes. Elas fazem o trabalho de se responsabilizarem pelos devotos de uma determinada região. O devoto envia sua lista com os nomes de pessoas por quem ela deseja rezar (vivos ou falecidos) e a quantia que quiser contribuir. As listas são levadas para o Santuário das Almas e depois para os Seminários, onde são rezadas missas nas intenções daquelas pessoas. E a contribuição é revertida para a manutenção dos nossos Seminários.
Ajude você também esta Campanha! Escreva-nos enviando seus dados através do nosso site http://www.misacor-rj.org.br/ e logo enviaremos a você uma lista da Campanha das ALMAS.
Campanha do Quilo
Todo segundo domingo do mês, em todas as missas, a nossa paróquia acolhe as ofertas da Campanha do Quilo, ou ainda durante a semana, na secretaria da paróquia.
São recebidos alimentos não perecíveis que nos ajuda a montar cestas básicas para famílias carentes, assistidas pelas Conferências Vicentinas Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Sagrado Coração e Nossa Senhora do Rosário, cada uma delas com características específicas, porém todas visando à promoção humana, assistência espiritual e material.
Você também pode colaborar com alimentos não perecíveis: arroz, feijão, macarrão, farinha, fubá, trigo, óleo, leite em pó, açúcar, café, dentre outros.
Para saber mais, acesse Conferências Vicentinas em https://santuariodasalmas.org.br/movimentos-e-pastorais/pilar-caridade/. Contamos com sua caridade e participação!
Pró-Criança
O Pró-Criança é um Movimento gerenciado pelas Obras Sociais de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Atende em uma casa na Rua Lara Villela, no Ingá. Oferece horário complementar a 60 crianças, de 5 a 14 anos, do Morro Palácio e do Morro do Estado, em dois turnos. Os trabalhos são desenvolvidos para que as crianças atendidas se tornem cidadãos dignos, com valores cristãos, além de desenvolver seus potenciais para que possam ter uma vida mais feliz, refletindo na família e na comunidade do seu entorno.
Ações complementares: reforço escolar, catequese, aulas de inglês, oficinas de bijuterias e pintura, capoeira, evangelização, aulas de informática, atendimento psicológico (estendido aos pais).
Já se passaram 30 anos desde a sua criação e hoje, o Movimento tem uma dinâmica organizada com o desenvolvimento de projetos e oficinas, além de apoio pedagógico e na área da saúde. As crianças têm atendimento pediátrico, dentário e psicológico. Na parte religiosa, existe a Catequese e a Legião de Maria que trabalha na evangelização. Estas ações complementares são desenvolvidas para crianças e adolescentes, contando com a dedicação de 6 funcionários e alguns voluntários. Entre café da manhã, almoço e lanche são oferecidas em média 200 refeições diárias.
Se quiser conhecer o projeto ou saber como doar, entre em contato com a secretaria da nossa paróquia pelos telefones disponíveis em https://santuariodasalmas.org.br/ e obtenha todas as informações.
Amigos do Seminário MSC
Você já se deu conta de quanto custa a formação de um Missionário do Sagrado Coração – MSC? Se não, faça as contas: mensalidade escolar, alimentação, transporte, medicamentos, roupas, material de higiene pessoal, livros, cursos extras, viagens missionárias, etc. Junto a isso, somam-se os gastos com a manutenção do prédio do Seminário: material de limpeza, água, luz, telefone, reparos, funcionários, etc.
Depois que você somou tudo isso, multiplique por 12 meses, depois multiplique novamente por 10 anos (a média do tempo gasto para formar um padre).
Até agora estamos falando de 1 seminarista. Em média temos, todo ano, cerca de 20.
Pois bem, para ajudar, temos o Projeto Amigos do Seminário porque, cada vez mais, estamos com dificuldades de sustentar os nossos Seminários.
Se você acredita na missão da Igreja e em nossa missão enquanto MSC, aposte você também neste Projeto. Seja um(a) colaborador(a). Envie-nos seus dados como nome, endereço completo, telefone e e-mail através do nosso site, http://www.misacor-rj.org.br/ na aba “CONTATO”, ou pelo e-mail “amigosdoseminario@yahoo.com.br”. Logo você receberá na sua casa o carnê de colaboração para realizar o depósito bancário no Bradesco ou nas Loterias Federais.
Você também pode colaborar com o projeto através de PIX pela chave:
amigosdoseminario@yahoo.com.br.
O pouco de cada um(a) já será o suficiente. Contamos com sua ajuda!
Nova Catedral de Niterói
A Arquidiocese de Niterói, na ocasião em que celebrou o Ano da Fé, aos 50 anos do Concílio Vaticano II, deu os primeiros e decisivos passos na realização de um sonho acalentado por tantos e por longos anos: a construção da nova Catedral de São João Batista. Será a realização de um projeto que nasceu no ano de 1991, com seus objetivos e propósitos voltados para o futuro. À luz do Evangelho de Jesus e da missão da Igreja, a nova Catedral pretende ser um poderoso centro irradiador da Vida. O arquiteto Oscar Niemeyer, internacionalmente reconhecido pelos seus projetos arrojados, demonstrou mais uma vez sua criatividade e genialidade na concepção de um projeto que associa espiritualidade, beleza e modernidade, sem desvalorizar a sensibilidade religiosa dos brasileiros, obtendo como resultado uma escultura arquitetônica de proporções monumentais: a Catedral de São João Batista. Participar deste projeto é mais que apoiar uma ação específica. Trata-se de uma oportunidade singular de oferecer à nossa comunidade um grande presente. A Catedral de São João Batista, pela sua importância e grandiosidade, ocupará um lugar muito particular na tradição religiosa de todo o estado do Rio de Janeiro.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site oficial da catedral: http://www.novacatedral.com/