Movimento GVEC PDF Imprimir E-mail

Em março de 2004, uma equipe de 4 pessoas através de uma rica bibliografia estruturou 14 encontros para oferecer aos integrantes de nossa comunidade uma vivência da espiritualidade cristã que possibilitasse ao participante a abertura do coração para a experiência de Deus no silêncio.

Estes encontros baseiam-se nas experiências dos Monges, século III, que ao procurarem o silêncio do deserto para meditarem, encontraram o silêncio interior e aí descobriram Deus, não lá em cima, como se o céu fosse um espaço geográfico, mas descobriram que Ele está intimamente presente em suas vidas.

Após a estruturação dos 14 encontros, iniciamos o primeiro grupo do GVEC em agosto deste mesmo ano. A partir daí, todos os semestres, nos meses de março e agosto iniciamos um novo grupo. No dia 25 de agosto de 2010, iniciaremos o 14º grupo.

Ao término do 1º grupo, os participantes quiseram continuar reunindo-se, surgindo a idéia de se fazer leituras de livros para maior aprofundamento, formando na paróquia um grupo permanente de Vivência da Espiritualidade. São reuniões semanais onde partilhamos vários livros.

Alguns autores já foram lidos, entre eles: Thomas Merton, Álvaro Barreiros, Anselm Grün.

“No íntimo de cada um de nós existe um espaço de silêncio ao qual o ruído do mundo não pode chegar, aonde as preocupações e os problemas não tem acesso. Os padres da igreja falam do “santo dos santos” que existe em nosso interior, “lugar sagrado”, do templo que existe dentro de nós. A experiência do espaço sagrado da igreja quer conduzir-nos à experiência do santuário interior. Sempre e em todo lugar nós podemos retirar-nos para este santuário interior, onde a salvação e a integridade nos são devolvidas.”

Anselmo Grün - A Proteção do Sagrado