Escola Missionária Nossa Senhora do Sagrado Coração PDF Imprimir E-mail

Introdução

“A formação permanente dos leigos e leigas deve contribuir, antes de mais nada, para sua atuação como discípulos missionários no mundo, na perspectiva do diálogo e da transformação da sociedade. É urgente uma formação específica para que possam ter incidência significativa nos diferentes campos, sobretudo no vasto mundo da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos meios de comunicação e de outras realidades abertas à evangelização”. (Doc. Aparecida, pág.133.)

Objetivo Geral

Oferecer, através de informações e de bibliografia indicada, relativa aos temas, e de um estudo bíblico a partir da vida, - “para ouvir o mesmo Deus que falou ontem falar hoje” -, a oportunidade de conhecer a proposta de Jesus Cristo, para nos aproximarmos melhor Dele e do próximo em um compromisso de vida e fé cristã, dentro da história atual.

Objetivos Específicos

•    Trazer um conhecimento mais profundo das verdades da fé que conduza a uma atuação mais segura e consciente como discípulos-missionários em uma sociedade cada vez mais plural;

•    Despertar discípulos e discípulas que sejam capazes de acolher a Boa Nova e de transformá-la em novas maneiras de VER – JULGAR e AGIR;

•    Fornecer subsídios aos discípulos-missionários para que tenham uma fé mais adulta e se libertem de uma fé ainda infantil em muitos aspectos;

•    Promover uma maior integração entre fé e vida, rompendo com cisões que possam ocorrer;

•    Motivar os participantes a um engajamento mais responsável na vida comunitária;

•    Desenvolver a espiritualidade da vida, crescendo na fé, que se manifesta no amor a Deus e aos irmãos e irmãs.

2.    CURSO BÍBLICO

Objetivos:

•    Perceber a necessidade de um método de leitura bíblica;

•    Desenvolver a capacidade critica na leitura dos textos bíblicos a fim de identificar os processos de construção teológica e seus diferentes agentes;

•    Desenvolver a capacidade hermenêutica a fim de atualizar e diversificar as possibilidades de re- significação dos textos bíblicos;

•    Aprofundar a espiritualidade bíblica a partir das dimensões da liberdade, do amor e da justiça social.

Metodologia de trabalho:

Exposição, trabalho em grupo, dinâmicas, vídeos. O Curso terá a duração de 2 anos.

Assessoria:

Maristela Tezza – Centro Bíblico Verbo –SP.

Horário: um final de semana por mês. Iniciando  na sexta-feira, das 20h até 22h e sábado, das 8h às 12h.

“Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos somos  convidados: a  Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus- Fiiho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo” (Documento de Aparecida, pág. 116)

“O chamado a ser discípulos-missionários nos exige uma decisão clara por Jesus e seu Evangelho, coerência entre a fé e a vida, encarnação dos valores do Reino, inserção na comunidade e ser sinal de contradição e novidade em um mundo que promove o consumismo e desfigura os valores que dignificam o ser humano. Em um mundo que se fecha ao Deus do amor, somos uma comunidade de amor, não do mundo, mas no mundo e para o mundo.” (Doc. Aparecida, pág.268/269)

A Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas, fiel ao chamamento de Jesus e em consonância com as decisões da Assembléia Paroquial, que priorizou a formação cristã como uma das 3 metas a serem impulsionadas na Paróquia, juntamente com a Juventude e a Comunicação, procura cada vez mais envidar esforços no sentido de construir uma comunidade viva, atenta aos acontecimentos da vida e profundamente solidária.

“A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar VIDA aos outros. Isso é, definitivamente, a MISSÂO!”  (Doc. Aparecida, pág.166)