Leigos Missionários do Sagrado Coração PDF Imprimir E-mail

A CAMINHADA LMSC NA PARÓQUIA

Os Leigos Missionários do Sagrado Coração buscam experimentar a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus conforme o carisma do fundador, Pe. Júlio Chevalier.

O cristão engajado muitas vezes não compreende o que significa VIVER uma espiritualidade. Ao ser convidado a conhecer os Leigos MSC perguntam: O QUE É PARA FAZER?

Assim muitas pessoas perdem a riqueza desta oportunidade de aproximação de viver e conhecer mais a espiritualidade do Sagrado Coração, como remédio para os males do mundo, porque esperam que, de pronto, deles seja exigido uma obra.

É preciso que a pergunta seja: O QUE SE VIVE? E a partir do entendimento que o Coração de Jesus tem a cura para os males do mundo, testemunhar este amor.

Aqui na nossa paróquia existem dois grupos que buscam crescer nesta espiritualidade do Coração: a comunidade Júlio Chevalier, orientada espiritualmente pela leiga Norma Salgado e a comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, com Pe. Antonio Revers como orientador espiritual.

Mais informações com as Coordenadoras:

Comunidade Júlio Chevalier: Eliane Barbosa

Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração: Marília ou Élida

Os LMC na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração - Santuário das Almas – Niterói

Em 1992, um grupo de paroquianos foi convidado pelo Pe . Antonio Revers msc, a participar da Celebração Eucarística e da reunião que se realizaria a seguir. Nesta última, nos foi apresentada a possibilidade de formar uma Fraternidade inspirada na espiritualidade do Sagrado Coração e no carisma do Pe Júlio Chevalier, fundador dos MSC.  Assim, teve início nossa caminhada de Leigos Missionários do Sagrado Coração (LMSC) na Paróquia. A seguir aprendemos que cada LMSC deveria ser em qualquer situação mensageiro de esperança, alegria e agir como fermento no ambiente em que vive, mediante a realização do amor fraterno. Com o tempo nos organizamos em comunidade, com o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração, sempre contando com a orientação espiritual e fiel do Pe  Antonio e apoio dos demais MSC

Como missionários procuramos mostrar pelo testemunho de vida e serviço o amor misericordioso e terno de Deus na família, no trabalho, na sociedade e em qualquer lugar que estejamos. Na comunidade paroquial estamos presentes em diferentes pastorais e serviços: Acolhida, Campanha das Almas, Catequese, Cantina, Mesce, Círculo Bíblico, Conselho Pastoral, Escola Missionária, Liturgia, Música, Secretaria. Saúde. Trabalhamos externamente, quando convidados, em encontros da catequese de jovens, pregação de retiros e aprofundamentos em outras paróquias MSC. Temos como objetivos viver uma fé profunda no amor misericordioso de Jesus para manifestá-lo ao mundo, com uma opção preferencial pelos excluídos, e partilhar da missão dos MSC.

O que importa mesmo é estarmos comprometidos com a vida, na transformação deste mundo, atribuindo-lhe um sentido. Temos de descobrir o “para que” fomos criados e chamados.

A partir de abril de 2010, pelo compromisso anual realizado e renovado no Seminário de Juiz de Fora, com membros das Comunidades de Contagem, Juiz de Fora, Muriaé (MG), Rio de Janeiro e Niterói (RJ,) agora com duas comunidades LMSC na paróquia, recebemos novos membros  para caminhar conosco, buscando alicerce e meios para que o Sagrado Coração seja amado por toda parte: sempre.

Em uma paróquia MSC muitos da Comunidade experimentam o AMOR  misericordioso e terno de Deus. sem o perceber, por desconhecerem a Espiritualidade do Sagrado Coração. Quem sabe conhecendo-a, você não estará  dando passos para ser um LEIGO MISSIONÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO, UM LMSC?

Norma Salgado, msc

Comunidade. LMSC N. Sra.  do Sagrado  Coração