Pastoral dos Noivos PDF Imprimir E-mail

A Igreja Católica sempre se preocupou com a formação das famílias. Por isso, os noivos que procuram a Igreja para celebrar o sacramento do matrimônio devem participar de uma preparação na qual se reflete sobre a vida conjugal numa perspectiva cristã. Assim, para atender a esses noivos, o Santuário convidou uma equipe de casais, membros da comunidade paroquial, para formar a Pastoral dos Noivos.

Como é feita essa preparação em nossa paróquia?

Caso o processo do casamento e/ou o casamento seja realizado no Santuário, o casal passará por uma entrevista com o Diácono Raimundo Menezes, em data a ser agendada na secretaria.
Em seguida, a coordenação da Pastoral reúne os noivos em grupos de até 5 casais que serão acompanhados por um casal da equipe. O casal orientador designado pela Pastoral vai coordenar as reuniões de reflexão sobre a vida conjugal, utilizando dinâmicas, vídeos, textos, num ambiente informal e acolhedor.
Geralmente as reuniões - em torno de 4 (quatro) - são quinzenais, com o objetivo de dar aos noivos a oportunidade de trocar ideias sobre os temas abordados, todos referentes à vida a dois e ao relacionamento familiar.
Por fim, a cerimônia do casamento é analisada e planejada pelo grupo. O casal orientador estará presente na cerimônia, acolhendo, em nome da comunidade, os familiares e os convidados dos noivos.
Essa forma de preparação foi adotada no Santuário a partir de 1991. Os casais integrantes da Pastoral reúnem-se mensalmente para reflexão, aprofundamento dos temas e avaliação do trabalho.

Quem é acolhido para participar desta preparação?

Além dos noivos que se casam no Santuário, são acolhidos também casais de outras paróquias que optarem por este tipo de preparação. Podem participar também aqueles noivos que ainda não marcaram a data do casamento, mas desejam refletir sobre a vida conjugal.

A Pastoral dos Noivos está sempre de braços abertos para acolher todos os casais que procurarem o Santuário para fazer sua preparação e celebrar suas bodas.

Mais informações, por favor, clique aqui ou entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(Atualizado em fevereiro de 2017)